São Paulo - O Campeonato Brasileiro da Série A, após as 11 primeiras rodadas, tem mais clubes com saldo negativo de gols do que positivo. Dos 20 participantes, 11 levaram mais do que balançaram as redes adversárias. Chama a atenção o caso do Vasco, integrante da zona da Libertadores e com o terceiro maior saldo negativo do Brasileirão. As vitórias do Gigante da Colina foram magras, enquanto as derrotas aconteceram por placares elásticos.
O time do técnico Milton Mendes só não levou gols em dois jogos. Todas as cinco vitórias foram por diferença de um gol. Sem falar que no clássico contra o Fluminense, o triunfo foi por 3 a 2. Em compensação, entre as cinco derrotas, há o 4 a 0 para o Palmeiras, o 5 a 2 para o Corinthians, além de tropeços por dois gols de diferença ante Grêmio (2 a 0) e Botafogo (3 a 1). Receita que deixa o clube cruzmaltino com saldo negativo de sete tentos. São 15 gols a favor e 22 contra - pior defesa ao lado da Chapecoense.
O melhor desempenho, sem surpresa alguma, é do líder Corinthians que tem saldo positivo de 14 gols, três a mais do que o vice-líder Grêmio. O saldo do Flamengo, por sua vez, é de dez tentos. Atual campeão, o Palmeiras também está na lista positiva (6), assim como Santos (2), Atlético Mineiro (1), Botafogo (1), Coritiba (1) e Fluminense (1).
Os clubes terão a semana livre. A 12ª rodada será disputada apenas entre sábado e segunda-feira. São 110 jogos na Série A com 59 vitórias dos mandantes, 26 triunfos dos visitantes e 25 empates. Aconteceram 265 gols, sendo 161 dos donos da casa e 104 dos visitantes. Média de 2,41 tentos por partida.