Portal Eventos
Copa Ouro
Em 06 de julho de 2017 às 10:34

Copa Ouro começará sexta-feira; México defenderá série invicta e Canadá tentará voltar a vencer

Além de todas estas curiosidades, torneio ainda terá um destaque da novata Guiana Francesa

da Redação -

São Paulo - A edição 2017 da Copa Ouro terá início nesta sexta-feira com cobertura total do Sr. Goool. A tabela completa, o regulamento e o simulador de jogos já estão disponíveis aos torcedores internautas. O atual campeão México defenderá uma série invicta de seis partidas. Enquanto isso, o Canadá, que também já deu a volta olímpica no torneio, tentará voltar a vencer - fato que não acontece desde 2011. Há ainda outros clubes com sede e fome de vitórias.

O México foi campeão da edição 2015 de forma invicta. A Seleção Mexicana soltou o grito entalado na garganta após quatro vitórias e dois empates. Os mexicanos não perdem na Copa Ouro desde 24 de julho de 2013, quando caíram ante o Panamá, por 2 a 1. Se o México vem embalado, o Canadá não vive um bom momento no torneio.

 México, atual campeão, defenderá invencibilidade de seis partidas na Copa Ouro!Reprodução / Twitter FemexMéxico, atual campeão, defenderá invencibilidade de seis partidas na Copa Ouro!
Nas últimas duas participações, os canadenses saíram sem vencer sequer uma partida. Em 2015, a eliminação teve dois empates e uma derrota. A situação foi ainda pior em 2013 com um empate e duas derrotas. Para complicar ainda mais, o Canadá empatou seu último jogo na Copa Ouro 2011. A derradeira vitória ocorreu no longínquo 11 de junho de seis anos atrás - 1 a 0 sobre Guadalupe. A vitória pouco adiantou, uma vez que a Seleção Canadense não avançou de fase.

O Canadá, contudo, não é a única seleção em situação delicada. Vejam só o caso do Panamá que foi 3º colocado na Copa Ouro passada, mas não venceu nenhuma partida. O bronze dos panamenhos foi alcançado com cinco empates e uma derrota. A série negativa ainda começou com uma derrota em 2013. O último triunfo aconteceu nesse mesmo ano contra o México, por 2 a 1, em 24 de julho.

A Costa Rica, outra seleção conhecida na CONCACAF, também amarga seca de vitórias. Em 2015, a Costa Rica despediu-se do torneio com três igualdades e uma derrota. Junta-se a esta série negativa mais duas derrotas em 2013, ano em que a Seleção Costarriquenha festejou pela última vez - 1 a 0 sobre Belize em 13 de julho. Há ainda duas seleções que não vencem na Copa Ouro desde 2013: El Salvador (15/07) e Honduras (21/07).

Além de todas estas curiosidades, a Copa Ouro 2017 ainda terá um destaque. A Guiana Francesa será a grande surpresa dessa edição. Como é um departamento ultramarino da França, a Guiana Francesa não é filiada à FIFA. A inédita vaga para a Copa Ouro foi conquistada através da Copa Caribe.

Campeões!
A Copa Ouro conta com apenas três campeões. O México é o atual e o maior vencedor do torneio com sete voltas olímpicas (1993, 1996, 1998, 2003, 2009, 2011 e 2015). A Seleção Norte-americana, por sua vez, ocupa a vice-liderança com cinco troféus (1991, 2002, 2005, 2007 e 2013). Além da dupla, só o Canadá ousou subir no lugar mais alto do pódio em 2000.

Regulamento:
As 12 Seleções, separadas em três grupos de quatro, se enfrentarão dentro das próprias chaves. As duas melhores de cada grupo, assim como as duas terceiras colocadas com o melhor índice técnico, passarão para as quartas de final. Esta fase, assim como a semifinal e final, serão disputadas em apenas um jogo. Em caso de empate, a partida terá prorrogação e, se necessário, pênaltis.