Ceará - O Castelão, entre as 12 Arenas da Copa do Mundo 2014, é o estádio que mais recebeu jogos desde o término do Mundial. O palco cearense já contabiliza 140 partidas, 38 a mais do que a Arena Corinthians, responsável pela melhor média de público (31.574). Ao longo de todos esses duelos, o Castelão contou com a presença de 2.017.960 torcedores e média de 14.414 fãs, segundo levantamento do Sr. Goool. Mas um dado chama a atenção. O estádio fincado em Fortaleza tem perdido espectadores a cada nova temporada.
O Sr. Goool, nos próximos dias, trará as informações de todos os estádios que receberam jogos da Copa do Mundo. Esse levantamento considera os públicos obtidos só após 13 de julho de 2014, data final do Mundial da FIFA. É como se fosse uma prestação de contas com olhar voltado para as arquibancadas. O Sr. Goool revelará o "legado" de dentro dos estádios.
Diminuição!
O Estadual 2015 recebeu sete partidas e acumulou público total de 144.741 torcedores. Esse é um dos pontos para a queda de público no Castelão. Da mesma forma que o estádio aumenta o número de jogos modestos no Cearense, a média geral registra queda. Em 2016 o desastre ainda não foi completo, mesmo assim, a média caiu dos 18 mil habituais para 14.274 aficionados. E olha que há dois anos houve título do Ceará na Copa do Nordeste.
O grande problema, contudo, é visto na atual temporada. É verdade que as Séries B e C ainda não estão na reta final - o que pode e deve aumentar a marca no Castelão -, mas os números de agora não são nada bons. A média do Castelão, em 2017, não passa de 7.220 testemunhas. Só o Estadual Cearense recebeu 28 jogos e alcançou média de 5.936 fãs. A marca geral está em sete mil porque o Ceará chegou a colocar 40.280 pagantes no duelo ante o Londrina pela Série B. Caso contrário, os dados poderiam ser ainda piores.
O cenário está longe de ser o melhor, mas o Castelão também está longe de ser Elefante Branco. O estádio cearense tem a segunda melhor marca do Nordeste, atrás apenas da Arena Fonte Nova, em Salvador. De qualquer forma, o Castelão segue dependendo da sua dupla da capital - Ceará e Fortaleza. Resta saber até quando.