Santa Catarina - O Avaí, no último domingo, empatou com o Bahia, por 1 a 1, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 14ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Tem sido raro ver o Leão balançar as redes adversárias. Segundo levantamento do Sr. Goool, o clube catarinense ostenta o pior ataque entre os 40 participantes das Séries A e B. O Avaí perde até mesmo para o Náutico, pior clube das duas divisões.
Em 14 rodadas, o Avaí festejou apenas nove gols. Média de 0,64 por partida. Sem falar que, em metade dos duelos, o Leão passou em branco. O Atlético Goianiense, como comparação, amarga a lanterna da Série A e aparece com o segundo sistema ofensivo mais fraco da elite, mas ainda assim já acumula 12 gols a favor.Lanterna da Série B com apenas sete pontos e aproveitamento de 16,7%, o Náutico também já comemorou mais tentos do que o Avaí. O Timbu estufou as redes dos rivais em dez oportunidades ao longo das 14 primeiras rodadas do segundo escalão nacional. Os problemas do clube catarinense, contudo, não acabam no ataque.
No 17º lugar com 13 pontos - dois a menos do que o primeiro rival fora da zona do descenso -, o Avaí acumula três vitórias (uma como mandante e duas como visitante), quatro empates (três em casa e um fora) e sete derrotas (duas diante da torcida e cinco fora). Aproveitamento modesto de 31%.
O Avaí tem a segunda pior campanha como visitante. Fez só seis pontos de 18 possíveis. Enquanto isso, o Corinthians tem o melhor desempenho como visitante: 16 pontos em seis partidas.