Minas Gerais - América Mineiro, CRB e ABC observam as diferenças entre acumular séries positivas e passar longo período sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. Os dois primeiros pegaram o elevador até o G4, enquanto os potiguares despencaram até a zona de rebaixamento. Na última terça-feira, pela 15ª rodada, América Mineiro e ABC ficaram frente a frente e o atual momento falou mais alto novamente.
O Coelho, mesmo fora de casa, venceu o ABC, por 1 a 0, e completou sua nona partida sem derrota. São cinco vitórias e quatro empates que colocaram os mineiros no 3º lugar com os mesmos 27 pontos do líder Guarani e do vice-líder Juventude. A atual campanha do América, aliás, é a mesma vista em seus últimos acessos em 2010 e 2015.Sem falar que o América, antes da série positiva, ocupava o 12º lugar na 6ª rodada. O último tropeço foi diante do Vila Nova em 9 de junho. A ascensão do CRB é ainda mais espetacular. O Galo ocupava a vice-lanterna na 8ª rodada, quando foi derrotado pelo Londrina, por 3 a 0, em pleno Estádio Rei Pelé, em Maceió.
O ABC, por outro lado, fez o caminho inverso. Em 16 de junho, o Mais Querido sorriu pela última vez ao triunfar sobre o Goiás, por 2 a 1, pela 8ª rodada. Desde então foram sete derrotas seguidas. O ABC, que estava em 8º lugar, despencou até a penúltima colocação com apenas 12 pontos, cinco a menos que o primeiro rival fora da degola. O Alvinegro já está na degola há cinco rodadas seguidas.
Sem perder tempo, o trio começará a voltar a campo já na próxima sexta-feira pela 16ª rodada da Série B. O América receberá o Figueirense, às 19h15, no Estádio Independência, em Belo Horizonte. No sábado, o ABC visitará o Criciúma, às 16h30, no Heriberto Hulse. Um pouco mais tarde, às 19 horas, o CRB desafiará o líder Guarani no Estádio Rei Pelé, em Maceió.