São Paulo - O São Paulo, após mais de um mês, até voltou a vencer - superou o Vasco, por 1 a 0, no Morumbi -, mas ainda ostenta a pior campanha de um clube paulista desde o quase rebaixamento do Palmeiras, em 2014, no Campeonato Brasileiro da Série A. Sem falar que o Tricolor faz sua largada mais fraca no Brasileirão desde 2013, segundo levantamento do Sr. Goool.
Há quatro anos, o Palmeiras conquistou o acesso na Série B. Na temporada seguinte, porém, o Verdão deu sinais de que não havia aprendido a lição. Tanto é verdade que nas 15 primeiras rodadas, o Alviverde anotou míseros 14 pontos de 45 possíveis. O desespero do torcedor do Palmeiras foi até a última rodada, quando o clube escapou da terceira queda no limite do 16º lugar com 40 pontos, apenas dois a mais do que a zona do descenso.
Naquela ano, o São Paulo fez 26 pontos em 15 rodadas. O Tricolor paulista também teve boa largada em 2015 ao marcar 27 pontos. Há duas temporadas, o pior paulista era o Santos (16). Em 2016, o São Paulo até tinha a campanha mais fraca entre os clubes do estado no Brasileirão, mas mesmo assim somava 22 pontos na 15ª rodada.A campanha mais fraca do São Paulo nos pontos corridos é de 2005, quando o clube foi campeão da Libertadores e preparava-se para o Mundial de Clubes. Há 12 anos, o Tricolor terminou no modesto 11º lugar. Mas mesmo naquela época, o time do Morumbi acumulou 17 pontos nas 15 primeiras rodadas. Levando em conta os pontos corridos com apenas 20 clubes, o desempenho mais fraco do clube paulista ocorreu no ano passado com a 10ª posição.
Para embalar após a vitória sobre o Vasco, o São Paulo terá uma pedreira pela frente na próxima segunda-feira, às 20 horas, quando irá encarar o vice-líder Grêmio no Estádio do Morumbi, na capital paulista, pela 16ª rodada do Brasileirão.