São Paulo - Basta o Santos deixar a Vila Belmiro para conseguir encher as arquibancadas. Isso não é de hoje e, no último domingo, ganhou mais um exemplo, outra prova no Pacaembu, a casa preferida dos santistas. O Peixe atropelou o Bahia, por 3 a 0, diante de 32.869 pagantes pela 16ª rodada. Esse é o maior público do clube paulista no Campeonato Brasileiro da Série A. Segundo levantamento do Sr. Goool, o público do Santos no Pacaembu corresponde a 57% do seu total de fãs na elite nacional.
E tudo isso com menos jogos. O Pacaembu recebeu apenas três partidas e já acumula 62.547 pagantes. Para se ter uma ideia, a Vila Belmiro - casa que mais recebe jogos do Alvinegro Praiana - teve seis confrontos pelo Brasileirão e contabilizou apenas 46.216 espectadores. A média do Santos no palco da capital é três vezes maior do que a marca na Baixada Santista.O Santos apresenta boa média de 20.849 apaixonados no Pacaembu. Na Vila Belmiro a média cai para 7.703 testemunhas. Juntando as duas praças, o Peixe realizou nove embates como mandante no Brasileirão e obteve total de 108.763 torcedores e média de 12.085 fanáticos. A média geral garante o Santos na modesta 15ª colocação no ranking do Brasileirão. Com a média do Pacaembu, o clube paulista estaria em 5º lugar.
A falta de interesse do torcedor que reside em Santos contrasta com a boa fase do clube. O Santos ocupa o 3º lugar no Brasileirão com 30 pontos. Sem falar que o Peixe tem uma das melhores campanhas como mandante. São 19 pontos de 27 possíveis. No geral o clube paulista acumula nove vitórias (seis em casa e três fora), três empates (um como mandante e dois como visitante) e quatro derrotas (duas diante da torcida e duas fora), além 18 gols a favor e dez contra. Aproveitamento de 62,5%.
O próximo desafio será um confronto direto ante o vice-líder Grêmio, em Porto Alegre, no domingo, às 19 horas, pela 17ª rodada da Série A.