Minas Gerais - O Cruzeiro está nas semifinais da Copa do Brasil e na luta pelo G6 do Campeonato Brasileiro da Série A. Ainda que seja o mesmo time na disputa desses dois torneios nacionais, a Raposa apresenta diferenças no sistema ofensivo. O Trem Azul é impiedoso contra seus adversários na Copa do Brasil, enquanto mostra cautela e faz jus a fama de retranqueiro de Mano Menezes no Brasileirão. Mesmo tendo feito menos jogos no torneio de mata-mata, o Cruzeiro tem mais gols do que na principal divisão do país.
É verdade que na Copa do Brasil os primeiros adversários são de divisões inferiores e com potencial menor, mas ainda assim o Cruzeiro não diminuiu o ritmo quando enfrentou rivais do mesmo porte. Em dez partidas - seis vitórias, três empates e uma derrota -, a Raposa acumula 21 gols na Copa do Brasil (12 em casa e nove fora). Média alta de 2,1 tentos por duelo.Apenas no empate contra a Chapecoense, pelas oitavas de final, o clube mineiro não balançou as redes adversárias. Em compensação contra o Palmeiras, nas quartas de final, foram quatro gols. No duelo ante o São Paulo, o clube de Belo Horizonte fez mais quatro. Só São Francisco (6) e Murici (5) levaram mais tentos.
Entre as 16 rodadas, a Raposa passou em branco cinco vezes. Na 9ª colocação com 22 pontos, o Cruzeiro ostenta seis triunfos, quatro empates e seis derrotas na Série A. Aproveitamento de 45,8%. Fluminense (24), Chapecoense (22), Bahia (20) e Ponte Preta (19) têm campanha inferior a do clube mineiro, mas balançaram mais as redes.
No próximo domingo, às 19 horas, o Cruzeiro terá nova chance de beber da chuva de gols da Copa do Brasil no Brasileirão. O clube mineiro enfrentará o vice-lanterna Vitória no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 17ª rodada da Série A. Boa chance de fazer funcionar o melhor ataque da Copa do Brasil.