Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 28 de julho de 2017 às 16:15

São Paulo - recordista de público, mas também inconstante nas arquibancadas

Tricolor aproveita certas datas ou eventos para lotar o Morumbi, mas nos demais jogos sofre para ter fãs

da Redação -

São Paulo - O São Paulo, nos últimos anos, especializou-se em bater recorde de público, mas ao mesmo tempo mostrar certa inconstância nas arquibancadas. O Tricolor paulista aproveita certas datas ou eventos para lotar o monstruoso Morumbi de 72 mil lugares, mas nos demais jogos sofre para ter o apoio de alguns gatos pingados, como mostrará o Sr. Goool nesta sexta-feira.

Para se ter uma ideia, o São Paulo tem os maiores públicos do Campeonato Brasileiro da Série A e da Copa do Brasil, mas em nenhuma dessas competições o clube da capital foi ou é o líder no ranking de pagantes. Na última segunda-feira, o time do técnico Dorival Júnior empatou, por 1 a 1, com o Grêmio, pela 17ª rodada do Brasileirão. Além da partida, o São Paulo apresentou o meia Hernanes, que tem grande moral com os torcedores.

A partida em questão contou com a presença de 51.511 apaixonados, maior público da elite nacional. Acontece que nas outras partidas, o São Paulo não conseguiu chegar perto dessa marca. É verdade que o Tricolor está bem colocado no ranking, ainda mais pela sua situação na zona de rebaixamento, mas a média de 25.514 fãs o deixa longe da liderança que é tomada pelo rival Corinthians (36.652). O Palmeiras também supera 30 mil espectadores (33.453). E olha que os estádios de Timão e Verdão são bem menores do que o Morumbi.

Cenário parecido aconteceu na Copa do Brasil. O São Paulo lotou sua casa no duelo contra o Cruzeiro. Os 43.662 presentes garantiram ao clube do Morumbi a melhor marca do torneio nacional. Mas isso não foi visto em outras oportunidades e o São Paulo mais uma vez ficou sem a liderança do ranking e com média abaixo de 30 mil fanáticos (29.382). O também eliminado Palmeiras lidera o ranking da Copa BR com 31.765 alviverdes.

 São Paulo bateu recorde de público no Brasileirão, mas ainda não conseguiu manter um padrão nas arquibancadas!Rubens Chiri / São PauloSão Paulo bateu recorde de público no Brasileirão, mas ainda não conseguiu manter um padrão nas arquibancadas!
Exemplo estadual...
Tal cenário já havia sido visto no Brasileirão de 2016. Em uma matinê contra a Chapecoense, o São Paulo arrastou 54.996 tricolores, mas o recorde de público não garantiu o topo no ranking. Na média, aliás, o clube paulista não passou do 5º lugar (22.513). Uma das poucas exceções ocorreu no Paulistão 2017. O São Paulo aproveitou início de temporada, promoções de ingressos e atrações em campo e até no banco de reservas para ser uniforme.

O Tricolor obteve quatro dos seis maiores públicos do Estadual. A volta de Rogério Ceni e a apresentação de Lucas Pratto animaram os torcedores, assim como o mata-mata contra o rival Corinthians que rendeu a maior marca da competição (51.869). Com um pouquinho mais de constância e atrações de sobra, o São Paulo conseguiu a liderança no ranking e média acima de 30 mil fãs (33.246).

Na 18ª colocação do Brasileirão com apenas 16 pontos, o São Paulo ostenta quatro vitórias em casa, quatro empates (três como mandante e um como visitante) e oito derrotas (uma ao lado da torcida e sete fora), além de 16 gols a favor e 19 contra. Aproveitamento de 33,3%. O clube paulista voltará a campo neste sábado, às 16 horas, quando desafiará o Botafogo no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 17ª rodada.