Rio Grande do Sul - O Ypiranga tem a mesma pontuação em casa e fora, mas como mandante amarga a vice-lanterna e como visitante lidera o Grupo B da Série C do Campeonato Brasileiro. O cenário é bem parecido ao do Sampaio Corrêa no Grupo A. De volta aos gaúchos, o Canarinho ocupa a 7ª colocação no geral com 14 pontos, três a mais do que a zona de rebaixamento e dois a menos do que a zona de classificação.
O Botafogo, líder geral e melhor mandante, tem, por exemplo, 13 pontos. Volta Redonda, Tombense e Joinville, assim como o Tricolor, estão invictos em casa. A surpresa, porém, é o Mogi Mirim. O clube paulista tem a pior campanha do Grupo B, mas em casa supera os gaúchos. O Sapão da Mogiana já anotou nove pontos de 18 possíveis.
O cenário, contudo, muda quando o Ypiranga atua fora de casa. É verdade que o clube soma os mesmos sete pontos, mas atuando como visitante tem a melhor campanha do grupo. Fora de casa são duas vitórias, um empate e duas derrotas, além de cinco gols a favor e quatro contra. Aproveitamento de 46,7%. Neste caso, o Ypiranga tem dois pontos a mais do que o Botafogo. Juntando os 20 clubes da Série C, o Canarinho ostenta a terceira melhor campanha fora de casa.No geral, porém, esse equilíbrio em casa e fora ainda não deu resultado. Há três duelos sem vencer - dois empates e uma derrota -, o Ypiranga enfrentará o Bragantino no domingo, às 15 horas, no Estádio Olímpico Colosso da Lagoa, em Erechim, pela 12ª rodada do Grupo B da Série C. É a chance dos gaúchos mostrarem que podem melhorar o desempenho ao lado do torcedor.