Rio Grande do Sul - A temporada do futebol brasileiro está em sua metade e a maratona de jogos começa a pesar para os clubes. A situação de dois é ainda mais delicada. Flamengo e Grêmio disputam, neste momento, quatro competições. A dupla é a recordista entre os principais clubes do país. E olha que a Chapecoense começou 2017 na liderança desse ranking. Mas Chape, hoje, tem a metade de torneios em relação a cariocas e gaúchos.
O Grêmio fica a frente do Flamengo por um detalhe. O Tricolor está nas oitavas de final da Libertadores, enquanto o Mengo briga na Segunda Fase da CONMEBOL Sul-americana. Sem falar que o Grêmio ocupa a vice-liderança do Brasileirão com 32 pontos, quatro a mais do que o Rubro-negro, 4º colocado. Na Copa do Brasil, Grêmio e Flamengo estão em lados opostos.
Lógico que clubes e torcedores querem ganhar tudo, mas mais cedo ou mais tarde a perna começará a pesar e os técnicos terão que escolher entre esse ou aquele campeonato. Galo e Botafogo, além do Brasileirão, disputam a Libertadores. Os cariocas ainda estão na Copa do Brasil, enquanto os mineiros brigam na Primeira Liga. O Cruzeiro, por sua vez, está no Brasileirão, Copa BR e Primeira Liga.
Atual campeão brasileiro, o Palmeiras foi eliminado da Copa do Brasil e ficou apenas na Série A e na Libertadores. O líder do Brasileirão Corinthians disputa também a CONMEBOL Sul-americana. Além da dupla, Atlético Paranaense, Chapecoense, Fluminense, Ponte Preta, Santos e Sport também estão em dois torneios. Todos esses clubes superam Atlético Goianiense, Avaí, Bahia, Coritiba, São Paulo, Vasco e Vitória que, nesse momento, contentam-se apenas com a elite nacional.