Portal Eventos
Brasileirão Série B
Em 31 de julho de 2017 às 10:00

Galo e Raposa que nada! América tem a melhor campanha entre os mineiros das Séries A, B, C e D

Time do técnico Enderson Moreira ainda está invicto há 11 jogos com sete vitórias e quatro empates

da Redação -

Minas Gerais - O América Mineiro fechou a 17ª rodada na liderança da Série B do Campeonato Brasileiro com quatro pontos de vantagem para o vice-líder e nada menos do que seis para o 5º colocado. Diante disso não é surpresa o fato do Coelho ter a melhor campanha entre os clubes mineiros ainda em atividade nas Séries A, B, C e D do Brasileirão, segundo levantamento do Sr. Goool.

Invicto há 11 jogos com sete vitórias e quatro empates, o time do técnico Enderson Moreira acumula 33 pontos e aproveitamento de 64,7%. São nove vitórias (cinco em casa e quatro fora), seis empates (três como mandante e três como visitante) e duas derrotas (uma diante da torcida e outra fora), além de 22 gols a favor e só dez gols tomados (melhor defesa).

 América Mineiro supera todos os rivais da Série B e ainda bate todos os mineiros nas divisões do Brasileirão!Daniel Hott / América MineiroAmérica Mineiro supera todos os rivais da Série B e ainda bate todos os mineiros nas divisões do Brasileirão!
O outro mineiro na Série B é o Boa Esporte que chegou na divisão respaldado pelo título da Série C. Mas o clube de Varginha ainda não embalou. Após passar algumas rodadas na luta contra o rebaixamento, o Boa está no meio da classificação com 24 pontos e aproveitamento de 47,1%. Tal desempenho supera até mesmo os principais clubes do estado.

Bem distante...
Cruzeiro e Atlético Mineiro têm praticamente a mesma campanha na Série A. A Raposa leva vantagem no saldo de gols (2 a 0). Os principais rivais de Belo Horizonte não fazem frente ao América que, na teoria, é a terceira força do estado. Cruzeiro e Atlético somam 23 pontos com seis triunfos, cinco empates e seis derrotas. Aproveitamento modesto de 45,1%.

A dupla da capital, aliás, tem o pior desempenho entre todos os mineiros em atividade nas divisões nacionais. O Tupi, por exemplo, ocupa a vice-liderança no Grupo B da Série C com aproveitamento de 55,6%. São 20 pontos de 36 possíveis. Um pouco abaixo, ainda no G4, aparece o Tombense com 17 pontos e aproveitamento de 47,2%.

A URT, por sua vez, é a única sobrevivente mineira na Série D. O clube do interior pode até superar Galo e Raposa, mas também está abaixo do Coelho. A URT realizou dez partidas na última divisão nacional e obteve 16 pontos. Aproveitamento de 53,3%. Classificada às quartas de final, a URT irá encarar o Globo que terá a vantagem de decidir em casa. O vencedor deste confronto conquistará o acesso à Série C.

Bom indicativo!
O América, além de ter o melhor desempenho entre os mineiros, ainda supera suas campanhas dos dois últimos acessos. Em 2010, o clube da capital tinha 30 pontos na 17ª rodada e ocupava o 3º lugar com aproveitamento de 58%. Há sete anos, o América ficou 22 rodadas no G4 e obteve o acesso no 4º lugar com aproveitamento de 55%. O acesso de 2015 também foi com a última vaga, mas o desempenho foi um pouco melhor, de 57%. Há dois anos, o América tinha 31 pontos na 3ª colocação com 60%.

Sem perder tempo, o América voltará a campo já nesta terça-feira, às 20h30, para encarar o Londrina no Estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 18ª rodada da Série B. Como mandante, o Coelho tem a quarta melhor campanha da competição. São cinco triunfos, três empates e uma derrota.