Rio Grande do Sul - A campanha do Corinthians é tão absurda que os rivais acabam ficando em segundo plano. Veja o caso do Grêmio, principal perseguidor do líder no Campeonato Brasileiro da Série A. O Tricolor gaúcho, segundo levantamento do Sr. Goool, supera o desempenho obtido na temporada do seu último título no Brasileirão. Mas o aproveitamento gremista acaba sendo coadjuvante no cenário histórico do protagonista paulista.
O Grêmio, após 19 rodadas, ostenta 39 pontos, oito a menos do que o Corinthians. São 12 vitórias (seis em casa e seis fora), três empates (um como mandante e dois como visitante) e quatro derrotas (duas diante da torcida e duas fora), além de 35 gols a favor (melhor ataque) e 18 contra. Aproveitamento de 68,4%. A campanha atual supera a de 1996 em pontos, vitórias e sistema defensivo, mas fica atrás em derrotas e ataque.
A campanha do time do técnico Renato Gaúcho, por sinal, é a melhor desde 2008. Há nove anos, o Grêmio obteve sua maior pontuação ao final do turno nos pontos corridos com 20 clubes. Foram 41 pontos de 57 possíveis. Os gaúchos, não por acaso, terminaram na liderança na primeira parte do Brasileirão. Em 2012 (37) e 2015 (36), o Grêmio também garantiu altas pontuações nos 19 primeiros obstáculos.
Para manter-se no encalço do Corinthians, o Grêmio voltará a campo no próximo domingo, às 19 horas, quando enfrentará o Botafogo no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela abertura do returno da Série A. Fora de casa, o Tricolor apresenta aproveitamento de 66,7%.