Pernambuco - O Santa Cruz ainda não chegou ao fundo do poço, mas na última terça-feira cavou um pouco mais para atingir o objetivo na Série B do Campeonato Brasileiro. Não por acaso, a derrota em pleno Estádio do Arruda, em Recife, para o Criciúma, por 2 a 1, pela abertura do returno, deixou o Santinha com campanha inferior a apresentada em seu rebaixamento à Série C, segundo levantamento do Sr. Goool.
Com a possibilidade de terminar a 20ª rodada na zona de rebaixamento, o Tricolor pernambucano aparece na 16ª colocação com 23 pontos, mesmo número do primeiro rival na degola. São apenas seis vitórias (quatro em casa e duas fora), cinco empates (três como mandante e dois como visitante) e nada menos do que nove derrotas (três ao lado da torcida e seis fora), além de 22 gols a favor e 27 tomados. Aproveitamento modesto de 38,3%.Em 2007, ano da queda, o Santa Cruz até já estava na zona do descenso - 17º lugar -, mas apresentava mais pontos. Eram 24 de 60 possíveis. Há dez anos, o Santinha ostentava seis triunfos, seis empates e oito derrotas, além de 27 gols a favor e 33 contra. Aproveitamento de 40%. O clube nordestino seria degolado no 18º lugar com aproveitamento de 36,8%.
Já são cinco jogos sem vitória, sendo que os últimos quatro acabaram com derrota. E pensar que o Santa Cruz esteve cinco vezes no G4 na atual edição, sendo duas na vice-liderança. Para sair desta situação, o Santinha terá um longo período de treinamentos. O próximo duelo acontecerá apenas no sábado, 19 de agosto, às 16h30, contra o Guarani no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, pela 21ª rodada da Série B.
“Quarta derrota consecutiva, como o torcedor vai ficar satisfeito? Só posso pedir desculpa e dar uma esperança de que reagiremos. Eu não me entrego nunca. Acho que no futebol tudo pode acontecer. O Santa Cruz é grande e tem força para sair dessa situação”, disse o técnico Givanildo Oliveira em entrevista coletiva.