Minas Gerais - América Mineiro e Náutico medirão forças, nesta sexta-feira, às 21h30, no Estádio Independência, em Belo Horizonte. Líder e lanterna ficarão frente a frente pela abertura do returno na Série B do Campeonato Brasileiro. Mineiros e pernambucanos não são opostos apenas dentro de campo, os rivais também estão em lados diferentes nos rankings de público e renda, como mostrará o Sr. Goool. E fora das quatro linhas, para surpresa de quase todos, a vantagem é do Timbu sobre o Coelho.
O Náutico realizou nove partidas ao lado da torcida e pode não ter a maior média de público, mas ainda assim supera com folga o melhor clube da divisão. O Alvirrubro ostenta média de 3.062 pagantes, enquanto o América - mesmo na liderança da Série B - não passa de 1.804 testemunhas. E a dupla não tem cenário muito diferente em seus estados. Tanto em Pernambuco como em Minas Gerais há três grandes clubes na capital. Náutico e América disputam a popularidade dos torcedores com outras duas representações.Em um desses embates estaduais, o Timbu obteve seu melhor público na competição. O Náutico contou com o apoio de 11.131 espectadores no clássico ante o Santa Cruz. E olha que o clube nordestino está há 18 rodadas na zona de rebaixamento, sendo 15 na lanterna. O América, por sua vez, aparece no G4 pela nona vez, sendo quatro na liderança. Ainda assim, o clube mineiro tem como melhor marca nas arquibancadas os 3.542 fanáticos no duelo contra o Guarani.
O Náutico tem o menor número de triunfos, o maior número de derrotas - ao lado do ABC - e o pior ataque. O América, por sua vez, apresenta o maior número de vitórias e o menor número de derrotas. O líder acumula 36 pontos e aproveitamento de 63,2%. Os mineiros conquistaram dez vitórias (seis em casa e quatro fora), seis empates (três como mandante e três como visitante) e três derrotas (uma ao lado dos torcedores e duas fora), além de 26 gols a favor e 14 tomados.
No 1º turno, ainda sem saber da atual situação, os rivais estrearam pela Série B com um empate sem gols na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata. O mundo da bola dá voltas.