São Paulo - A Primeira Liga, entre os seis principais campeonato europeus, tem historicamente a pior média de público. Os dados do Campeonato Português, aliás, estão mais ligados ao Brasileirão do que os torneios da Europa. Mas a temporada 2017/2018 começou de forma animadora. Com a contribuição de Benfica e Porto, dois dos maiores clubes locais, a Primeira Liga registrou aumento nas médias de pagantes e gols, segundo levantamento do Sr. Goool.
Os nove jogos iniciais da atual edição - seis vitórias dos mandantes, um triunfo dos visitantes e dois empates - geraram público total de 151.811 torcedores e média de 16.868 espectadores. Na temporada passada, a Primeira Liga sofreu para atingir dez mil fanáticos (10.010) e ficou abaixo dos 100 mil torcedores na 1ª rodada (90.086).O atual campeão Benfica foi o responsável por levar o maior número de torcedores às arquibancadas. A estreia contra o Braga rendeu 58.826 aficionados. O Porto também obteve grande marca contra o Estoril (48.011). Desta vez, ao contrário da edição passada, ainda teve mais uma partida acima de dez mil pagantes. O Vitória de Guimarães superou o Chaves sob os olhares de 19.753 fãs. Na última temporada só Sporting (42.577) e Vitória de Guimarães (20.859) romperam a barreira de dez mil torcedores.
Benfica e Porto, mais uma vez, deram uma grande contribuição para a melhora da marca na Primeira Liga. O Dragão meteu 4 a 0 no Estoril e obteve a maior vantagem da 1ª rodada. O Benfica começou a defesa do título com 3 a 1 sobre o Braga. Mas o duelo com o maior número de gols ocorreu no encerramento da rodada durante o triunfo do Vitória da Conquista, por 3 a 2, sobre o Chaves. Sem perder tempo, a 2ª rodada da Primeira Liga terá início já nesta sexta-feira.