Amapá - Até mesmo o maior apaixonado por futebol deve estranhar o fato do Campeonato Amapaense ainda estar em andamento em plena disputa das Séries A, B, C e D do Brasileirão. O Estadual do Norte, aliás, encerrou a Primeira Fase apenas na última quinta-feira. Os amapaenses, contudo, têm motivos para comemorar. O Independente, um dos quatro classificados às semifinais, lidera o ranking de público e com média superior a de rivais das Séries C e D, segundo levantamento do Sr. Goool.
Em duas partidas como mandante, sendo uma a de melhor marca da competição (771), o vice-líder da fase inicial ostenta média de 716 pagantes. Pode parecer pouco, mas o Independente supera com folga o Santos - atual tetracampeão amapaense. O Peixe da Amazônia amarga a vice-lanterna com média de apenas 243 testemunhas. Se os rivais no Amapazão não fazem frente, o clube do interior ainda desbanca adversários das divisões do Brasileirão.Na Série C, por exemplo, o Gavião do Norte estaria a frente de oito clubes. Ypiranga (695) e Tupi (343), por exemplo, estão no G4 do Grupo B, mas com média inferior a apresentada pelo líder Amapaense. O lanterna no ranking da Série C é o Mogi Mirim com média de só 157 gatos pingados. Na Série D a façanha é até maior.
O Campeonato Amapaense, após 15 jogos - seis vitórias dos mandantes, quatro triunfos dos visitantes e cinco empates -, conseguiu média de 437 pagantes e total de 6.562 espectadores. Em campo foram 29 gols, sendo 14 dos donos da casa e 15 dos visitantes. Média baixa de 1,93 por embate.
O Independente irá encarar o Macapá nas semifinais, enquanto o Santos medirá forças com o Ypiranga. O mata-mata começará na próxima segunda-feira.