Portal Eventos
Brasileirão Série D
Em 13 de agosto de 2017 às 17:55

Juazeirense elimina favorito América de Natal e conquista inédito acesso à Série C

Cancão pôs fim ao jejum de dez anos sem representantes da Bahia no terceiro escalão nacional

da Redação -

Bahia - A Juazeirense completará dez anos de fundação apenas em 12 de dezembro. Mas mesmo assim, o clube baiano esbanjou experiência e sabedoria ao aproveitar cada detalhe da Série D do Campeonato Brasileiro até conquistar o inédito acesso à Série C. Neste domingo, o Cancão do Sertão voltou a mostrar superioridade ante o América de Natal, um dos favoritos da divisão, e garantiu a vaga em plena Arena das Dunas (1 a 1). No jogo de ida, em Juazeiro, a Juazeirense já havia surpreendido com os 3 a 0 diante da torcida.

As duas fases iniciais da Série D são regionais, como se isso não bastasse, a Juazeirense enfrentou adversários baianos na Segunda Fase (Jacobina) e nas oitavas de final (Fluminense de Feira). Da estreia até o acesso, o Cancão do Sertão não saiu do Nordeste, poupou energia até carimbar o passaporte para o terceiro escalão nacional.

Pelo terceiro ano na Série D (2013, 2016 e 2017), a Juazeirense tirou proveito do regulamento. Quando decidiu em casa, fez um bom placar fora, quando entrou com a desvantagem diante do melhor clube da divisão, atropelou ao lado da torcida. A Juazeirense é, ao lado do Cuiabá, o segundo clube mais novo a alcançar o acesso na Série D. Baianos e mato-grossenses só perdem para o Globo que subiu com quatro anos. O tempero baiano funcionou e o representante de Juazeiro conseguiu marcas históricas.

 Em menos de dez anos, torcida da Juazeirense comemorou o primeiro acesso na Série D do Brasileirão!Juazeirense / Site OficialEm menos de dez anos, torcida da Juazeirense comemorou o primeiro acesso na Série D do Brasileirão!
Em toda Bahia...
A Bahia, segundo levantamento do Sr. Goool, era o único estado do Nordeste que não havia disputado a Série C com 20 clubes, formato implantado em 2009. Os baianos estavam em uma lista com estados sem tanta referência no esporte como Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Amapá, Amazonas, Roraima e Rondônia.

Sem falar que o Cancão pôs fim ao jejum de dez anos sem representantes da Bahia no terceiro escalão nacional. Em 2008, a Série C ainda era a última divisão nacional e contava com inúmeros clubes. Os baianos, naquela oportunidade, foram representados por Vitória da Conquista, Itabuna e Atlético de Alagoinhas. Entre os chamados grandes do estado, o Bahia esteve na Série C pela última vez em 2007 e o Vitória em 2006.

Em 12 partidas pela Série D, a Juazeirense obteve quatro vitórias (três em casa e uma fora), sete empates (dois como mandante e cinco como visitante) e apenas uma derrota ao lado da torcida, além de 21 gols a favor e 13 contra. Aproveitamento de 53%.

Classificada na liderança do Grupo A7, a Juazeirense pegou uma rota baiana antes de encarar o Mecão. O Cancão eliminou a Jacobina na Segunda Fase e o Fluminense de Feira nas oitavas de final. O adversário das semifinais só será conhecido após o encerramento das quartas de final. Os confrontos são definidos pela classificação geral.