Portal Eventos
Brasileirão Série D
Em 13 de agosto de 2017 às 20:52

Atlético Acreano conquista acesso sendo o segundo clube mais paciente da Série D

Galo teve que disputar quatro vezes a divisão, uma a menos do que o recordista CSA

da Redação -

Acre - O Atlético Acreano, neste domingo, juntou-se a Globo-RN e Juazeirense-BA e também conquistou o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. O Galo até não teve problemas para passar pelo São José - vitória fora (1 a 0) e empate em casa por 1 a 1 -, mas não foi fácil sair da última divisão nacional. Os nortistas tiveram que disputar quatro vezes a Série D até garantirem a vaga. O Atlético, segundo levantamento do Sr. Goool, só fica a frente do CSA.

O representante alagoano deixou a Série D no ano passado após ter disputado cinco edições (2009, 2010, 2012, 2013 e 2016). A caminhada do Atlético Acreano, por sua vez, começou em 2012, apenas três anos depois da criação da divisão. Naquela oportunidade, o clube de Rio Branco sequer passou da fase inicial. Em 2014 o cenário voltou a repetir-se.

Já no ano passado, o Galo dava mostras de que queria cantar alto. O Atlético caiu na última fase antes do acesso. O Moto Club foi o algoz nas quartas de final. Desta vez, porém, nenhum rival ousou colocar-se a frente do clube do Norte. Líder do Grupo A1, o Atlético despachou São Francisco (Segunda Fase), Gurupi (oitavas de final) e São José (quartas de final).

 Não foi fácil, mas o Atlético Acreano subiu de divisão e deixou a Série D após quatro participações!DivulgaçãoNão foi fácil, mas o Atlético Acreano subiu de divisão e deixou a Série D após quatro participações!
Vaga acreana!
O acesso foi obtido com sete vitórias (cinco em casa e duas fora), três empates (um como mandante e dois como visitantes) e duas derrotas longe da torcida, além 27 gols a favor e 11 contra. Aproveitamento de 66,7%. O Atlético igualou Remo e Volta Redonda e superou, não que isso seja bom, os acessos de Sampaio Corrêa, Juventude, Tupi, Londrina, Botafogo-SP e Moto Club que esperaram três edições até deixarem a Série D.

Esse ainda foi o primeiro acesso do Acre na divisão. O estado de São Paulo segue na liderança com quatro acessos, um a mais do que Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Pará, Santa Catarina, Pernambuco e Maranhão, por outro lado, somam dois acessos cada. Já Ceará, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Paraíba, Paraná, Sergipe, Piauí, Alagoas e Bahia têm um acesso cada.

O adversário do Galo nas semifinais só será conhecido após o encerramento das quartas de final. Os confrontos são definidos pela classificação geral. O último acesso de 2017 será definido na segunda-feira entre Operário e Maranhão.

Confira todos os clubes que já conquistaram o acesso na Série D:

2009

São Raimundo-PA, Macaé-RJ, Alecrim-RN e Chapecoense-SC

2010

Guarany-CE, Madureira-RJ, Araguaína-TO e Joinville-SC

2011

Tupi-MG, Santa Cruz-PE, Oeste-SP e Cuiabá-MT

2012

Sampaio Corrêa-MA, CRAC-GO, Mogi Mirim-SP e Baraúnas-RN

2013

Botafogo-PB, Juventude-RS, Tupi-MG e Salgueiro-PE

2014

Tombense-MG, Brasil-RS, Londrina-PR e Confiança-SE

2015

Botafogo-SP, Ríver-PI, Ypiranga-RS e Remo-PA

2016

Volta Redonda-RJ, CSA-AL, São Bento-SP e Moto Club-MA

2017

Globo-RN, Juazeirense-BA e Atlético Acreano-AC