Portal Eventos
Brasileirão Série D
Em 14 de agosto de 2017 às 16:16

América de Natal perde acesso, mas bate rivais da Série A com recorde de público

Dono das três maiores marcas da última divisão nacional, Mecão bateu seu próprio recorde

da Redação -

Rio Grande do Norte - Quanto público um clube da Série D do Campeonato Brasileiro que perdeu o primeiro jogo decisivo valendo o acesso, por 3 a 0, consegue colocar em um estádio? Resposta: mais do que a maioria dos mandantes da 20ª rodada da Série A do Brasileirão. Alguns vândalos bem que tentaram estragar a prova de amor dos verdadeiros torcedores ao América de Natal, mas não conseguiram. O empate, por 1 a 1, ante a Juazeirense na Arena das Dunas, na capital do Rio Grande do Norte, não foi o suficiente para o Mecão garantir o retorno à Série C, mas os 12.799 apaixonados mostraram que o clube nordestino não está só.

Dono das três maiores marcas da última divisão nacional, o América bateu seu próprio recorde ao garantir o primeiro público acima de dez mil torcedores na edição 2017. O público do último domingo superou a marca vista no confronto ante o Ceilândia (9.984). O Top 3 é fechado pelos 9.205 fãs do embate contra a Aparecidense.

E não é só! O América "colocou no chinelo" seis dos oito mandantes da abertura do returno do Brasileirão. E por muito pouco não foram sete donos da casa. O Sport, integrante do G6 e jogando uma Série A, contou com a presença de só 12.967 espectadores no empate sem gols contra a Ponte Preta. Além desse público, apenas a vitória do São Paulo ante o Cruzeiro (56.052) também ficou acima da marca americana.

 Arquibancadas cheias na Arena das Dunas, mas sem acesso dentro de campo pela Série D!América de Natal / Site OficialArquibancadas cheias na Arena das Dunas, mas sem acesso dentro de campo pela Série D!
Que feio!
De resto nenhum outro rival foi páreo para o clube potiguar da Série D. Vasco e Palmeiras ostentam títulos de todos os quilates, mas atuaram sob os olhares de 4.306 testemunhas, público três vezes inferior ao visto na última divisão brasileira. Atlético Mineiro e Flamengo também decepcionaram (11.031).

A maior diferença, porém, aconteceu em Goiânia na vitória do lanterna Atlético Goianiense sobre o Coritiba. O público de 1.035 gatos pingados é 12 vezes menor do que o público do América. Os mandantes Botafogo (5.358), Vitória (10.981) e Atlético Paranaense (11.964) também deixaram o campo na última rodada do Brasileirão sem bater de frente com o Mecão.

A Ponte Preta não foi mandante nesta rodada, mas ao longo de todo o Brasileirão, a Macaca ostenta como maior público míseros 5.815 fãs. Estamos falando de um clube da elite nacional, vice-campeão estadual e que briga por uma vaga na CONMEBOL Sul-americana. A rodada da Série C também não chegou aos pés do representante de Natal. O maior público foi registrado no empate entre Fortaleza e Cuiabá (9.341). Já na Série B, o ABC - rival do América - tem como melhor marca o duelo contra o Ceará (7.172).

Eliminado na Primeira Fase da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil, além de ter ficado fora das finais do Potiguar, o América de Natal despediu-se da Série D com oito vitórias (cinco em casa e três fora), dois empates (um como mandante e outro como visitante) e duas derrotas longe da torcida, além de 18 gols a favor e nove contra. Aproveitamento de 72,2%. Nas arquibancadas, a média de 8.094 pagantes é a maior da divisão. O Mecão já está garantido na edição 2018 da Série D.