Paraná - O Fantasma não encontra barreiras e transita sem problemas entre o céu e o inferno. O purgatório, ao que tudo indica, não desperta o interesse dessa "assombração". Se esteve nas trevas no início da temporada, o Operário reencontrou a luz, na noite desta segunda-feira, ao superar o Maranhão, por 2 a 1, no Estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa, e conquistar o inédito acesso na Série D do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro, aliás, é o primeiro clube fora da elite estadual a garantir o acesso na última divisão nacional, segundo levantamento do Sr. Goool. Globo-RN, Juazeirense-BA e Atlético Acreano-AC também subiram para a Série C 2018.
O vai e vem do Alvinegro, contudo, não é de hoje. O Operário, desde 2015, tem passado por altos e baixos no futebol estadual e nacional. Há dois anos, por exemplo, o clube paranaense fez história ao confirmar o inédito título no Estadual do Paraná. Mas em 2016, o Operário amargou o rebaixamento à 2ª divisão do Paranaense.Na atual temporada, o Fantasma voltou a tropeçar no Estadual. O Operário foi eliminado ainda na Segunda Fase da 2ª divisão e ficou sem o acesso. A paz, porém, foi conseguida na Série D. E olha que o clube sulista já havia tentado inúmeras vezes tal objetivo. O Operário esteve na Série D em outras três oportunidades - 2010 (quartas de final), 2011 (fase de grupos) e 2015 (quartas de final).
O Operário, assim como Atlético Acreano, Remo e Volta Redonda, só fica atrás do CSA - clube que mais tempo esperou pelo acesso, cinco edições. O clube paranaense deixou a Série D com nove vitórias (seis em casa e três fora) e três derrotas como visitante, além de 16 gols a favor e sete contra. Aproveitamento de 75%. Líder do Grupo A15, o Operário despachou Desportiva Ferroviária (Segunda Fase), Espírito Santo (oitavas de final) e Maranhão (quartas de final) até o acesso.
Nas semifinais, o Operário vai encarar o Atlético Acreano que eliminou o São José. Enquanto isso, o Globo - líder geral e algoz da URT - enfrentará a Juazeirense, que passou pelo América de Natal.
Entre as regiões, o Nordeste manteve a supremacia e a rotina de garantir acessos na Série D. Já são 13 clubes que chegaram à Série C. Sem falar que em todas as nove edições da divisão, ao menos, um clube da região subiu. O Sudeste, por sua vez, soma dez acessos, contra sete do Sul. O Norte comemorou o objetivo do seu quarto clube. Já o Centro-Oeste tem dois acessos.
Confira todos os clubes que já conquistaram o acesso na Série D:
2009
São Raimundo-PA, Macaé-RJ, Alecrim-RN e Chapecoense-SC
2010
Guarany-CE, Madureira-RJ, Araguaína-TO e Joinville-SC
2011
Tupi-MG, Santa Cruz-PE, Oeste-SP e Cuiabá-MT
2012
Sampaio Corrêa-MA, CRAC-GO, Mogi Mirim-SP e Baraúnas-RN
2013
Botafogo-PB, Juventude-RS, Tupi-MG e Salgueiro-PE
2014
Tombense-MG, Brasil-RS, Londrina-PR e Confiança-SE
2015
Botafogo-SP, Ríver-PI, Ypiranga-RS e Remo-PA
2016
Volta Redonda-RJ, CSA-AL, São Bento-SP e Moto Club-MA
2017
Globo-RN, Juazeirense-BA, Atlético Acreano-AC e Operário-PR