São Paulo - A região Sudeste, por causa da quantidade dos seus clubes, sempre está presente nos acessos e rebaixamentos das quatro divisões nacionais. Na atual edição da Série D do Campeonato Brasileiro, porém, nenhum representante do Sudeste conseguiu subir para a Série C. Essa é a primeira vez na história que os clubes da região naufragam na última divisão, segundo levantamento do Sr. Goool.
O Sudeste, entre as regiões, só perde para o Nordeste em número de acessos. São dez ao todo, contra 13 dos nordestinos. O Sul acumula sete acessos, enquanto o Norte tem quatro e o Centro-Oeste apenas dois. Em 2017, a URT foi a participante do Sudeste que mais chegou perto de deixar a Série D. O clube mineiro, porém, perdeu a vaga para o potiguar Globo.
Entre os dez acessos do Sudeste, nada menos do que quatro foram conquistados com título. Tupi, em 2011, Tombense, em 2014, Botafogo, em 2015, e Volta Redonda, em 2016, deram a volta olímpica no último escalão nacional. Sem falar que, em 2011 e 2016, a região festejou dois acessos. Há seis anos, o Oeste carimbou o passaporte, assim como fez o São Bento no ano passado.A festa do Sudeste começou já em 2009, temporada de abertura da Série D. O Macaé foi o primeiro clube da região a subir para a Série C. Em 2010, foi a vez do Madureira. O Mogi Mirim, por sua vez, subiu em 2012. Já o Tupi ostenta dois acessos. Além do título em 2011, os mineiros também conquistaram o acesso em 2013.Cenário!
Ao todo 20 estados já garantiram o acesso na Série D. As ausências são do Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima. O estado de São Paulo, por sua vez, segue na liderança com quatro acessos, um a mais do que Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Pará, Santa Catarina, Pernambuco, Maranhão e, agora, Paraná, por outro lado, somam dois acessos cada. Já Ceará, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Paraíba, Sergipe, Piauí, Alagoas, Bahia e Acre têm um acesso cada.
Na atual temporada, a festa esteve com os nordestinos Globo-RN e Juazeirense-BA, além do nortista Atlético Acreano-AC e o sulista Operário-PR. O Globo, melhor clube da Série B, medirá forças ante a Juazeirense nas semifinais da Série D, enquanto o Operário desafiará o Atlético Acreano.
2009
São Raimundo-PA, Macaé-RJ, Alecrim-RN e Chapecoense-SC
2010
Guarany-CE, Madureira-RJ, Araguaína-TO e Joinville-SC
2011
Tupi-MG, Santa Cruz-PE, Oeste-SP e Cuiabá-MT
2012
Sampaio Corrêa-MA, CRAC-GO, Mogi Mirim-SP e Baraúnas-RN
2013
Botafogo-PB, Juventude-RS, Tupi-MG e Salgueiro-PE
2014
Tombense-MG, Brasil-RS, Londrina-PR e Confiança-SE
2015
Botafogo-SP, Ríver-PI, Ypiranga-RS e Remo-PA
2016
Volta Redonda-RJ, CSA-AL, São Bento-SP e Moto Club-MA
2017
Globo-RN, Juazeirense-BA, Atlético Acreano-AC e Operário-PR