Pernambuco - O futebol brasileiro tem duas correntes quando o assunto é Vanderlei Luxemburgo, um dos técnicos mais vitoriosos do país. Há aqueles que aprovam o trabalho do experiente treinador, chamados de "viúvas de Luxa", e há aqueles que o veem como ultrapassado. No momento, Luxa perdeu toda a "gordura" conquistada no início da caminhada à frente do Leão da Ilha. O último tropeço foi diante do Cruzeiro, derrota, por 2 a 0, no Mineirão, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.
"Não jogamos o que deveríamos jogar. Achei o time um pouco apático, sem a determinação que a gente costuma ver. O resultado foi justo e o Cruzeiro mereceu. Temos que melhorar”, disse o treinador em entrevista coletiva.
No Brasileirão, contudo, as coisas começam a complicar-se. É verdade que o Sport segue na briga pela Libertadores, mas já deixou o G6. Luxemburgo tem, pela Série A, sete vitórias, sete derrotas e quatro empates. O Sport ocupa a 8ª colocação com 29 pontos, um a menos do que a zona do principal torneio da América do Sul.
A campanha geral do Rubro-negro no Brasileirão tem oito vitórias (cinco em casa e três fora), cinco empates (quatro como mandante e um como visitante) e oito derrotas (duas ao lado da torcida e seis fora), além de 30 gols a favor e 28 contra. Aproveitamento de 46%. Atrás da recuperação, o Leão voltará a campo apenas em 2 de setembro, quando desafiará o vice-líder Grêmio, em Porto Alegre, às 16 horas, pela 22ª rodada da Série A.
Confira o desempenho de Luxemburgo a frente do Sport:Brasileirão
7 vitórias
7 derrotas
4 empates
Pernambucano
1 vitória
Copa do Brasil
1 empate
Sul-americana
1 vitória
1 derrota