Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 25 de agosto de 2017 às 01:56

Campanha atual do Vasco já é a mesma do seu primeiro rebaixamento no Brasileirão

Em 2008, porém, o Gigante da Colina estava em posição melhor na 21ª rodada da Série A

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Rio de Janeiro - Enquanto o Botafogo sonha com o título da Libertadores, o Fluminense briga pelas conquistas da CONMEBOL Sul-americana e Copa da Primeira Liga, assim como o Flamengo que ainda tem a final da Copa do Brasil, o Vasco - mais uma vez - tentará escapar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro da Série A. A campanha atual do Gigante da Colina até supera o desempenho dos seus dois últimos descensos, mas é bastante parecida com a da queda em 2008, segundo levantamento do Sr. Goool.

Atropelado pelo Bahia, por 3 a 0, no último domingo, o Vasco despencou na classificação e, no primeiro degrau antes da zona de rebaixamento, tem apenas dois pontos a mais do que o São Paulo, já dentro da degola. O clube carioca, em 21 rodadas, soma só 25 pontos. Aproveitamento de 39,7%.

São sete vitórias (cinco em casa e duas fora), quatro empates (dois como mandante e dois como visitante) e nada menos do que dez derrotas (quatro diante da torcida e seis fora). Só o Gigante da Colina e a Chapecoense têm dez derrotas mesmo estando fora da zona do descenso. O Vasco ainda anotou 22 gols e sofreu incríveis 34 - média de 1,6 por partida.

Desastre completo!
Há nove anos, a essa altura, os torcedores vascaínos nem sonhavam com o rebaixamento. Até parecia algo distante. É verdade que o Vasco tinha os mesmos 25 pontos de agora, mas em 2008 ocupava a tranquila 13ª colocação. Naquela oportunidade, o ataque funcionou melhor (35), mas a defesa foi mais vazada (39). O clube cruzmaltino seria degolado no 18º lugar com 40 pontos e aproveitamento de 35,1%. Ou seja, o Vasco fez apenas 15 pontos nas últimas 17 rodadas.

Os torcedores do Vasco voltaram a sofrer em 2013. Há quatro anos, os cariocas fecharam a 21ª rodada no 16º lugar com 24 pontos. O rebaixamento seria, novamente, na 18ª colocação, mas com 44 pontos e aproveitamento de 38%. A pior campanha em anos de queda, porém, aconteceu há dois anos. Em 2015, o Vasco foi rebaixado pela terceira vez na 18ª posição com 41 pontos e aproveitamento de 36%. Antes, na 21ª rodada, o Gigante da Colina amargava a última colocação com míseros 16 pontos (20%).

Sem vencer há cinco jogos - três derrotas e dois empates -, o Vasco tentará a reabilitação no clássico contra o rival Fluminense no próximo sábado, às 16 horas, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 22ª rodada do Brasileirão. Como visitante, o clube cruzmaltino tem a quarta pior campanha com oito pontos em dez partidas. Aproveitamento de 26,7%.