Minas Gerais - O Cruzeiro decidirá o título da Copa do Brasil pela sétima vez na história. A Raposa, até aqui, acumula quatro títulos. E na maioria das temporadas em que foi campeão, o clube mineiro manteve o embalo no Campeonato Brasileiro da Série A. O mesmo, porém, não pode ser dito do Flamengo que também chegou pela sétima vez na decisão e tentará a quarta volta olímpica no torneio nacional.
No momento, a dupla está lado a lado na classificação do Brasileirão. O Flamengo, aliás, poderá quebrar a escrita. O Mengo ocupa a 5ª posição com 32 pontos, enquanto a Raposa aparece no 6º lugar com 30 pontos. O G6 da Libertadores, por enquanto, está virando G7. O Cruzeiro, por sinal, fez dobradinha em sua última conquista na Copa do Brasil.
Já o Flamengo largou o Brasileirão após o título na Copa do Brasil de 1990. O Mengo ficou na Primeira Fase, na modesta 11ª posição. A mesma colocação foi vista na edição de pontos corridos em 2006. Pior aconteceu no último título da Copa BR. Em 2013, os cariocas passaram sufoco e quase foram rebaixados no Brasileirão. O Rubro-negro terminou na 16ª colocação.
O Flamengo chega à final da Copa do Brasil com três vitórias (duas em casa e uma fora), dois empates (um como mandante e um como visitante) e uma derrota longe da torcida, além de sete gols a favor e cinco contra. Aproveitamento de 61,1%. O desempenho do Cruzeiro, que começou desde o início na competição, é de 66,7%. São sete triunfos (quatro em casa e três fora), três empates (um como mandante e dois como visitante) e duas derrotas (uma ao lado da torcida e outra fora), além de 22 tentos a favor e oito tomados.A final da atual temporada ainda terá outro destaque, o público. Cariocas e mineiros garantiram as melhores marcas de 2017. Se o Maracanã recebeu 47.573 pagantes, o Mineirão registrou 50.243 apaixonados. O vencedor da Copa do Brasil terá vaga na Libertadores 2018. O primeiro duelo acontecerá no Rio de Janeiro no feriado de 7 de setembro. A decisão será no Mineirão em 27 de setembro.
Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Logo atrás está o Rio Grande do Sul com sete conquistas, contra cinco de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.
Em relação aos clubes, o Grêmio assumiu a liderança com cinco conquistas. O Cruzeiro estacionou nos quatro títulos, um a mais do que Flamengo, Corinthians e Palmeiras. Já Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um título cada.