São Paulo - As atrações da Copa do Mundo 2018, levadas em conta o desempenho no Mundial 2014, não são lá essas coisas. Até mesmo o Brasil, a única potência que já carimbou o passaporte, não conta com boas recordações do último torneio da FIFA. Rússia - país-sede -, Irã e Japão também decepcionaram na Copa de três anos atrás. Os russos, por exemplo, deixaram a competição sem uma única vitória.
A Rússia estava no Grupo H ao lado de Bélgica, Argélia e Coreia do Sul. Os europeus empataram com sul-coreanos e argelinos e perderam dos belgas. Em 2018, ao lado da torcida, a Seleção Russa fará sua 11ª participação em Copas do Mundo. Fora dos Mundiais de 2010 e 2006, o último triunfo da Rússia foi contra a Tunísia (2 a 0) em 5 de junho de 2002, na Copa da Coreia do Sul e Japão.
Falando dos asiáticos, Irã e Japão também confirmaram presença na próxima edição da Copa da FIFA. Mas a dupla, em 2014, amargou a lanterna dos seus grupos. O Irã empatou com a Nigéria e perdeu da Argentina e da Bósnia-Herzegóvina. Para piorar, os iranianos - em quatro participações no torneio mais importante de seleções - somam apenas uma vitória. O triunfo foi conquistado em sua segunda participação no Mundial de 1998 na França - 2 a 1 sobre os EUA.
Por fim, o Brasil até chegou às semifinais, mas foi surrado pela Alemanha, por 7 a 1. Na disputa do 3º lugar, o time do técnico Luiz Felipe Scolari ainda apanhou da Holanda, por 3 a 0. A Seleção Brasileira, no campo, foi a primeira a garantir classificação para o Mundial da Rússia. Todos os países que estiveram na Copa 2014 seguem na disputa por uma vaga no torneio de 2018.
Uma queda, ao menos, já é certeza. Bélgica (19), Grécia (13) e Bósnia-Herzegóvina (11) estão no mesmo grupo da Eliminatória da Europa. O líder irá direto para a Copa do Mundo, enquanto o vice-líder disputará o playoff europeu. Ou seja, uma seleção não conseguirá emendar mais um Mundial em sua história. As Eliminatórias da Copa estão na reta final. Restam 28 vagas.Até a Rússia!
Das vagas abertas para a Copa do Mundo 2018, 13 serão da Europa, cinco da África, quatro da América do Sul, quatro da Ásia e três da CONCACAF. As duas vagas restantes serão definidas em repescagens internacionais. O 5º colocado da América do Sul, por exemplo, brigará pela vaga com o classificado da Oceania. A Oceania, aliás, é o único continente que não tem vaga assegurada para os Mundiais. Já a outra vaga será decidida entre seleções da CONCACAF e da Ásia.
Para aqueles que têm site ou blog, saiba que vocês podem ter todas as ferramentas do Sr. Goool. Acesse a página do seu campeonato favorito e clique no ícone verde "compartilhar". Solicite o plugin do Sr. Goool e tenha todas as ferramentas em seu site ou blog. Saiba mais aqui!