São Paulo - A Grécia, até aqui, foi a única seleção a tirar pontos da Bélgica na Eliminatória da Europa (1 a 1). Os gregos, porém, não conseguiram repetir a dose neste domingo e, com a derrota em casa por 2 a 1, ainda viraram motivos de alegria aos belgas. Afinal, a Seleção da Bélgica é a sexta garantida na Copa do Mundo 2018, a primeira europeia em campo. Antes, Rússia - país-sede -, Brasil, Irã, Japão e México também já haviam carimbado o passaporte para o próximo Mundial.
Todas essas seleções estiveram na Copa do Mundo de 2014. A maior sequência belga, porém, aconteceu entre 1982 e 2002. A Bélgica, sensação nas últimas temporadas - mais pelo futebol jogado do que os resultados em campo - disputará sua 13ª Copa do Mundo. Se no Brasil os belgas caíram nas quartas de final, em 1986, no México, a Bélgica obteve seu melhor desempenho ao ser eliminada só na semifinal pela Argentina. Os europeus ficariam com o 4º lugar ao perder da França nos pênaltis.Com a ida ao Mundial da Rússia, a Bélgica abre vantagem para o Uruguai, que também tentará sua 13ª participação em Copas, e fica atrás apenas dos recordistas Brasil (21), Alemanha (18), Itália (18), Argentina (16), México (16), Espanha (14), França (14) e Inglaterra (14). Detalhe: dessa lista, só México e Bélgica jamais deram a volta olímpica em Copas do Mundo.
Bélgica em Copas!
A Bélgica está presente em Copas do Mundo desde a primeira edição em 1930. Os quatro jogos iniciais - nas três primeiras edições -, porém, foram com derrotas. O primeiro triunfo aconteceu só no Mundial de 1970 sobre El Salvador (3 a 0).
Já primeira classificação ocorreu na Copa de 1982. O retrospecto, contudo, ainda é negativo. São 14 vitórias, nove empates e 18 derrotas, além de 52 gols a favor e 66 contra.