Portal Eventos
Eliminatórias Oceania
Em 05 de setembro de 2017 às 01:53

Nova Zelândia confirma supremacia na Oceania e disputará repescagem por uma vaga na Copa do Mundo

Seleção Neozelandesa enfrentará o 5º colocado da América do Sul em jogos de ida e volta

da Redação -

São Paulo - A Nova Zelândia, desde que a Austrália passou a jogar pela Ásia, tomou conta do futebol na Oceania. Os neozelandeses, nesta terça-feira, empataram com Ilhas Salomão por 2 a 2 e, como haviam goleado no jogo de ida, por 6 a 1, confirmaram presença pela terceira vez seguida na repescagem da Copa do Mundo. Melhor seleção da Eliminatória da Oceania, a Nova Zelândia enfrentará o 5º colocado da América do Sul que, neste momento, é a Argentina. O continente gelado é o único que não tem vaga direta para o torneio mais importante de seleções.

Nova Zelândia e Ilhas Salomão disputaram o playoff do continente por terem liderado seus grupos na Terceira Fase. Ao longo da Eliminatória, a Seleção Neozelandesa obteve sete vitórias (cinco como mandante e duas como visitante) e apenas dois empates fora de casa, além de 23 gols a favor e só quatro tomados. Aproveitamento de 85,2%.

A Nova Zelândia sempre rivalizou com a Austrália no futebol da Oceania. Os australianos, na maioria das vezes, levaram a melhor. Mas tudo mudou em 2006. Há 11 anos, a Austrália disputou sua última Eliminatória na Oceania. Naquela oportunidade, os australianos venceram o Uruguai na repescagem e garantiram vaga para a Copa do Mundo da Alemanha findando jejum de 31 anos.

Interessante que a Austrália havia solicitado à FIFA sua mudança para a Ásia por não conseguir passar pela repescagem. Os australianos queriam desafios maiores para tentar chegar ao Mundial. Antes de 2006, a Austrália bateu na trave contra Escócia (1986), Argentina (1994), Irã (1998) e o mesmo Uruguai (2002).

 Nova Zelândia não deu mole para Ilhas Salomão e disputará pela terceira vez seguida a repescagem para a Copa do Mundo!Phototek / Shane WenzlickNova Zelândia não deu mole para Ilhas Salomão e disputará pela terceira vez seguida a repescagem para a Copa do Mundo!
Tudo dominado!
Com a saída da Seleção Australiana, a Nova Zelândia tomou conta da Oceania. Em 2010, os neozelandeses conquistaram sua última vaga para a Copa do Mundo. A vitória na repescagem foi contra o Bahrein - 0 a 0 fora e vitória, por 1 a 0, diante da torcida. Já na repescagem para a Copa do Mundo no Brasil, a Nova Zelândia apanhou feio do México - 5 a 1 e 4 a 2.

Agora, a Seleção Neozelandesa tentará sua terceira participação em Mundiais da FIFA. Além de 2010, a Nova Zelândia esteve na Copa do Mundo de 1982. Nas duas oportunidades, a seleção da Oceania foi eliminada na Primeira Fase. Em 1982 foram três derrotas para Escócia (5 a 2), União Soviética (3 a 0) e Brasil (4 a 0). Já há sete anos foram três empates com Eslováquia (1 a 1), Itália (1 a 1) e Paraguai (0 a 0).

A Nova Zelândia deverá conhecer seu adversário apenas em 10 de outubro, data da última rodada da Eliminatória Sul-americana. A repescagem será disputada em jogos de ida e volta. Em caso de resultados iguais, haverá prorrogação e, se necessário, pênaltis.