Portal Eventos
Copa do Brasil
Em 06 de setembro de 2017 às 10:19

Final da Copa do Brasil voltará a ter árbitro fora do quadro da FIFA após três anos

Juizão de Flamengo e Cruzeiro, aliás, já apitou alguns minutos da final de 2015

da Redação -

Rio de Janeiro - Flamengo e Cruzeiro começarão a decidir o título da Copa do Brasil nesta quinta-feira, feriado de 7 de setembro, às 21h45, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Ao contrário do que se está acostumado no futebol nacional, a decisão não terá árbitro FIFA. O sorteio determinou que o paulista Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza seja o responsável pelo apito. Isso não acontecia desde a final de 2014.

Há três anos, o também paulista Luiz Flávio de Oliveira apitou o segundo duelo do clássico mineiro entre Cruzeiro e Atlético. Naquela oportunidade, o Galo venceu a Raposa, por 1 a 0, e confirmou o inédito título da Copa do Brasil. O irmão de Paulo César de Oliveira, por sua vez, passou a ser FIFA na temporada seguinte. E as histórias de Luiz Flávio e Marcelo Aparecido se cruzaram em 2015.

Já com o escudo branco da FIFA no peito, Luiz Flávio de Oliveira apitou parte da final da Copa do Brasil entre Santos e Palmeiras na Vila Belmiro. Dez minutos antes do gol que daria a vitória ao Peixe, o juizão sentiu lesão na coxa e foi substituído aos 22 minutos do 2º tempo. Adivinha quem era o 4º árbitro do clássico paulista? Sim! Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza foi o árbitro principal daquela final por 28 minutos.

 Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza, que já apitou jogos de Flamengo e Cruzeiro, estará na final da Copa do Brasil!Cesar GrecoMarcelo Aparecido Ribeiro de Souza, que já apitou jogos de Flamengo e Cruzeiro, estará na final da Copa do Brasil!
Desempenho!
Na atual temporada, o árbitro de 44 anos participou de cinco partidas na Copa do Brasil, sendo três com o Cruzeiro de visitante. Marcelo Aparecido esteve na vitória da Raposa, por 2 a 1, sobre o Volta Redonda na Primeira Fase, e na derrota para o Grêmio, por 1 a 0, pelas semifinais. No empate dos mineiros ante o Palmeiras, por 3 a 3, nas quartas de final, ele trabalhou como 4º árbitro. Pela Copa BR, em campo, o árbitro paulista acumula dois triunfos dos mandantes e duas vitórias dos visitantes.

Em 2017, ele também já apitou pelo Estadual Paulista e Séries A, B e D do Brasileirão, além de ter sido 4º árbitro na final da Taça Cidade de Teresina pelo Campeonato Piauiense. Na elite nacional, Marcelo Aparecido esteve em jogos de Flamengo - derrota para o Grêmio, por 1 a 0, e vitória sobre o Atlético Paranaense, por 2 a 0, ambos na Ilha do Urubu -, e Cruzeiro - vitória, por 2 a 0, sobre o Coritiba, no Mineirão.

O retrospecto dele na temporada como árbitro principal é de 11 vitórias dos mandantes, 11 triunfos dos visitantes e quatro empates. Nascido em 20 de outubro de 1972, Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza se formou em 1999 e, além da arbitragem, também atua como micro empresário.

O Sr. Goool conta com uma ferramenta exclusiva da arbitragem nacional e internacional (Saiba tudo neste tutorial!). A ferramenta de busca traz todos os profissionais de arbitragem que apitaram jogos de campeonatos acompanhados pelo Sr. Goool. Basta digitar o nome do árbitro ou do assistente para ter a relação completa de partidas. Ou ainda é possível procurar a arbitragem através do menu "árbitros por campeonato". Tudo muito simples e fácil. Acesse e compartilhe! (Clique na imagem abaixo e tenha o sistema de busca da arbitragem!)