São Paulo - A Copa do Mundo 2018 já acumula oito seleções classificadas, sendo que apenas uma não esteve no último Mundial. A Arábia Saudita encerrou jejum de duas edições e confirmou presença no torneio de seleções mais importante do planeta. Se os sauditas não deram o ar da graça no Brasil, Rússia, a própria Seleção Brasileira, Irã, Japão, México e Bélgica - também garantidos na Copa 2018 - desfrutaram da competição realizada em solo verde e amarelo em 2014.
A Arábia Saudita disputará seu quinto Mundial (1994, 1998, 2002, 2006 e 2018). São duas vitórias, dois empates e nove derrotas. No futebol asiático, contudo, a Coreia do Sul é a seleção com o maior número de participações. Já são dez, sendo nove seguidas. Os sul-coreanos contabilizam apenas cinco vitórias em Copas, nove empates e 17 derrotas. O Japão, por sua vez, estará em sua sexta Copa do Mundo seguida - a primeira foi em 1998 na França. Sem vencer desde a edição de 2010, os japoneses acumulam quatro triunfos, quatro empates e nove derrotas.O primeiro país asiático a carimbar o passaporte para o Mundial da Rússia, porém, foi o Irã que estará em sua quinta Copa. Os iranianos têm uma vitória (em 1998), três empates e oito derrotas. Entre as seleções asiáticas que participaram da Copa 2014, apenas a Austrália ainda não confirmou presença. Os australianos disputarão o Playoff contra a Síria. O vencedor deste duelo ainda pegará um rival da CONCACAF na repescagem mundial.
Entre as seleções europeias que estiveram na Copa 2014, a atual campeã Alemanha está com a vaga encaminhada, assim como a Suíça. Essas duas seleções têm 100% na Eliminatória da Europa. França, Inglaterra, Espanha e Croácia também lideram seus grupos e só dependem das suas forças. Já Bósnia-Herzegóvina, Itália e Portugal aparecem na vice-liderança e poderão ter que disputar a repescagem. Pior mesmo só Grécia e Holanda. A dupla está fora até mesmo da zona da repescagem. Os gregos disputam a vaga com a Bósnia-Herzegóvina. Nesse grupo, a Bélgica já carimbou o passaporte.
Vagas sul-americanas!Vagas na CONCACAF!
Tudo aberto!
A Eliminatória da África, enquanto isso, é a única que não tem nada definido. Tunísia, Nigéria, Costa do Marfim, Burkina Faso e Egito fecharam a semana na liderança dos seus grupos. Apenas os líderes confirmarão vaga. Desse quinteto, Costa do Marfim e Nigéria estiveram na Copa 2014. Gana, por sua vez, segue na briga, apesar de estar a quatro pontos do líder. Argélia e Camarões, por outro lado, foram eliminados e não poderão emendar mais um Mundial.
Por fim, a Eliminatória da Oceania é a única que não conta com vaga direta para a Copa do Mundo. A Nova Zelândia venceu o Playoff ante Ilhas Salomão e irá encarar um rival sul-americano na repescagem. A Oceania esteve fora do Mundial 2014. A Nova Zelândia participou da Copa do Mundo pela última vez em 2010.