Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 11 de setembro de 2017 às 01:28

Líder do 2º turno, Avaí tem a mesma campanha do Corinthians no início do Brasileirão

Clube paulista sofreu sua segunda derrota seguida e segue na zona de rebaixamento do returno

da Redação -

Santa Catarina - O 2º turno do Campeonato Brasileiro da Série A começou de cabeça para baixo. Quem imaginaria o Avaí no topo e o Corinthians na rabeira? Mas o futebol quase sempre não é exato. O Leão catarinense tem conquistado seus pontos necessários para fugir do rebaixamento, enquanto o Timão vê a gordura diminuir a cada rodada. O Avaí, no último domingo, fez mais uma vítima pela 23ª rodada, a 4ª do returno, e de quebra igualou o início do Corinthians no Brasileirão. (Clique na imagem abaixo e, no select da classificação, escolha "2º turno" para ter os dados completos!)

De 12 pontos disputados, o clube de Florianópolis garantiu nada menos do que dez. A terceira vitória no 2º turno foi diante do Sport, por 1 a 0, em plena Ilha do Retiro, em Salvador. O Leão ainda tem um empate, além de quatro gols a favor e só um tomado. Aproveitamento de 83,3%. Nos quatro primeiros jogos da Série A, o Timão também anotou dez pontos. Naquela época, porém, o clube paulista estava na vice-liderança e tinha cinco tentos marcados e um sofrido.

Mas o início do returno não tem sido nada fácil para o time do técnico Fábio Carille. Cássio, Jadson, Jô e cia. anotaram apenas três pontos. Se o Corinthians passou o turno todo sem perder, agora, já são três derrotas, sendo duas seguidas. A última foi para o rival Santos, por 2 a 0, na Vila Belmiro. Os três pontos de 12 possíveis deixam o Corinthians com a terceira pior campanha do returno. Aproveitamento de 25%.

"Se quisermos algo no campeonato, temos que melhorar. Não é o segundo turno que queríamos mostrar. (...) Sem dúvida, precisamos melhorar, já que em quatro partidas, tivemos uma vitória e três derrotas. (...) Nosso primeiro turno foi fora do normal, é preciso analisar isso. O Grêmio no segundo turno também não está bem, somou quatro pontos em quatro jogos. Não estamos conseguindo os resultados esperados e, mesmo assim, existe a vantagem pelo que foi conquistado no primeiro turno. O começo não é o esperado, mas podem esperar que vamos melhorar", disse Carille em entrevista coletiva.

Gordura derretida?
A vantagem conquistada no turno, contudo, ainda mantém o Alvinegro do Parque São Jorge no topo. Sem falar que o Grêmio, seu principal perseguidor, também tem tropeçado. O time do técnico Renato Gaúcho fez só quatro pontos no 2º turno e segue a sete de distância do líder. Já o Peixe anotou seis pontos na virada do turno e ficou a nove do Corinthians.

Enquanto isso, o Avaí pegou o elevador e deixou a zona de rebaixamento após 96 dias. O Leão chegou a 28 pontos em sete vitórias, sete empates e nove derrotas. Aproveitamento de 40,6%. Nas quatro primeiras rodadas do turno, o Avaí fez quatro pontos. Aproveitamento de 33,3%. O clube do Sul voltará a campo no próximo domingo, às 11 horas, quando receberá o Atlético Mineiro na Ressacada pela 24ª rodada. O Corinthians, por sua vez, também atuará no dia nobre da bola, mas às 16 horas, ante o Vasco, em Itaquera.

"Agora temos que nos cobrar ainda mais. A responsabilidade só aumenta, sabíamos que em algum momento sairíamos, mas temos que brigar para nos afastar. E vamos buscar o título do returno, a cada jogo vamos ter a entrega pelo resultado. Estamos aí mais uma semana como o melhor time do returno e isso vale para a sequência do campeonato", disse o técnico do Avaí, Claudinei Oliveira, em entrevista coletiva.

 Torcida do Avaí já comemorou muito mais nos quatro jogos do returno do que no início do Brasileirão!Frederico Tadeu / AvaíTorcida do Avaí já comemorou muito mais nos quatro jogos do returno do que no início do Brasileirão!