São Paulo - A Portuguesa é a mais nova integrante da Série A1 do Campeonato Paulista. Assim como o Rio Claro, a Lusa conquistou o acesso na Série A2 e foi além. Com o triunfo, por 2 a 1, sobre o Capivariano pela 5ª rodada do Grupo 3, a Rubro-verde também se garantiu na final da Série A2.
Em 2014, a Portuguesa fará sua 91ª participação na elite do Estadual de São Paulo. Para se ter uma ideia, a Portuguesa é o quarto clube que mais participou do Paulistão, a frente até do São Paulo. Em 1973, a Lusa sagrou-se campeã estadual ao lado do Santos.Na Primeira Fase, o clube da capital terminou na vice-liderança com aproveitamento de 70,2%. Foram 12 vitórias, sendo nove em casa e três fora, quatro empates (um como mandante e três como visitante) e só três derrotas fora de casa. A Lusa ainda anotou 31 gols e sofreu 11 (melhor defesa ao lado do Comercial).
Ao lado de Comercial, Catanduvense e Capivariano no Grupo 3 da Segunda Fase, a Portuguesa ocupa a liderança com 12 pontos. São quatro vitórias (duas em casa e duas fora) e uma derrota como visitante. O time do Canindé anotou seis gols e sofreu nove.
Na rodada final, a Portuguesa vai encarar o Catanduvense, no Estádio do Canindé, em São Paulo, no próximo domingo, às 10 horas. A Lusa espera pelo líder do Grupo 2 para fazer a final da Série A2. Em 2007, a Portuguesa sagrou-se campeã da competição.