São Paulo - Os seis principais campeonatos europeus - Bundesliga, La Liga, Lega Serie A, Ligue 1, Premier League e Primeira Liga - abriram recentemente a nova temporada. Mas ainda assim há clubes que já precisam ligar o sinal de alerta para não serem rebaixados. Em seis rodadas, as competições acumulam clubes sem vitória, com excesso de derrotas, com ataque zerado e defesa furada. O pior clube de todos é o novato Benevento Calcio.
O clube italiano estreia nesta temporada na Lega Serie A após dois acessos seguidos, mas até agora não venceu. Pior! São cinco derrotas em cinco partidas, além de saldo negativo de 13 gols. O Benevento Calcio fez um gol na derrota para a Sampdoria (2 a 1) e levou nada menos do que 14. Média de quase três por duelo (2,8). Outros clubes pela Europa também perderam todos os seus confrontos, mas o saldo de gols, ao menos, é melhor.
Sem gols e sem vitória!
Já são 450 minutos, fora os acréscimos, sem festejar com a torcida. O Alavés também acumula cinco derrotas e ainda levou oito gols. Na Bundesliga, Werder Bremen e Freiburg também continuam sem triunfar, mas ao menos pontuaram. O que chama a atenção é o Werder Bremen novamente nas últimas colocações. O clube recentemente escapou do descenso só no Playoff e ainda não aprendeu a lição. O Werder Bremen tem dois empates, um a menos do que o Freiburg.
Enquanto isso, Crotone e Hellas-Verona ainda não festejaram na Lega Serie A. A dupla está igual em número de gols marcados (1), em número de tentos tomados (11) e no saldo negativo de dez gols. Mas o Hellas leva vantagem por ter dois empates, um a mais do que o rival. Além da dupla e do Benevento, o Genoa é outro italiano sem vitória.
Na Premier League há um caso de clube sem vitória e sem gols. O lanterna Crystal Palace perdeu todos os seus cinco duelos, passou em branco em todas as oportunidades e ainda sofreu oito gols. Já Ligue 1 e Primeira Liga que estão na 6ª rodada não têm mais clubes sem vitória. O Metz, com três pontos, está na lanterna do Campeonato Francês, enquanto o Aves, com quatro pontos, amarga a última colocação do Português.