São Paulo - Sampaio Corrêa, Fortaleza, São Bento e CSA conquistaram o acesso na Série C do Campeonato Brasileiro. O quarteto ainda disputará as semifinais em busca do título da divisão. Cada um dos clubes tem seu ponto forte. O representante maranhense, por exemplo, é aquele que mais venceu na edição 2017. Não que a vitória não seja importante para os outros clubes. Pelo contrário. Mas o recorde, neste momento, é dos maranhenses, assim como dos alagoanos.
Em 20 partidas, o Sampaio Corrêa venceu nada menos do que dez. Ao contrário do que muitos possam imaginar, a maior quantidade de triunfos aconteceu fora de casa. Foram seis vitórias como visitante e quatro como mandante. Nas quartas de final, por exemplo, o Bolívia superou o Volta Redonda no Raulino de Oliveira e festejou o acesso em São Luís com empate.Já o trunfo do Fortaleza é conhecido por todos. O Tricolor utiliza do mesmo artifício há anos. O Leão do Pici conta com sua torcida nos momentos de alegria e tristeza. Após chorar sete anos, finalmente o Fortaleza comemorou. E os torcedores fizeram sua parte. Na vitória, por 2 a 0, sobre o Tupi, o clube cearense contou com a presença de 39.126 pagantes - maior público da Série C. No ranking, por sinal, o Fortaleza lidera com média de 14.604 apaixonados.
Enquanto isso, o ponto forte do São Bento é o sistema defensivo. O Bentão levou míseros dez gols em toda a Série C. Média de 0,50 por partida. O Corinthians, líder do Brasileirão e conhecido pela força defensiva, tem média de 0,56. O clube de Sorocaba, para se ter uma ideia, não precisou buscar a bola no fundo das redes em 13 partidas. Por fim, o CSA mostra que gosta de vencer e não gosta de perder. O Azulão, único a liderar dois quesitos, sofreu só duas derrotas em 20 duelos e venceu dez. Botafogo e Confiança foram os únicos a derrubar o CSA na Primeira Fase da Série C.
O São Bento conseguiu nove vitórias (seis em casa e três fora), oito empates (três como mandante e cinco como visitante) e três derrotas (uma diante da torcida e duas fora), além de 22 gols a favor e dez tomados. Aproveitamento de 58,3%. No geral, o CSA conquistou dez vitórias (sete em casa e três fora), oito empates (três como mandante e cinco como visitante) e só duas derrotas longe da torcida, além de 24 gols a favor e 12 tomados. Aproveitamento de 63,3%.
As semifinais da Série C terão os confrontos entre Sampaio Corrêa e Fortaleza, além de São Bento e CSA.