Minas Gerais - O Cruzeiro voltou a ser o maior campeão da Copa do Brasil. Um ano após o Grêmio abrir vantagem na liderança, a Raposa não deixou barato e, nesta quarta-feira, chegou aos mesmos cinco títulos ao superar o Flamengo diante de um Mineirão abarrotado de torcedores. Os rivais, que haviam empatado, por 1 a 1, no Maracanã, ficaram no 0 a 0. Nos pênaltis, o Cruzeiro foi superior (5 a 3). Sem falar que os mineiros ainda passaram a ter o segundo maior número de títulos nacionais (Brasileirão + Copa do Brasil) - nove ao todo.
A maioria das conquistas nacionais é pela Copa do Brasil. O Cruzeiro encerrou jejum de 14 anos sem festejar no torneio de mata-mata. Antes de 2017, o Trem Azul faturou os troféus de 1993, 1996, 2000 e 2003. A caminhada da atual temporada foi longa. Presente desde o início na Copa BR, o Cruzeiro obteve sete vitórias (quatro em casa e três fora), cinco empates (dois como mandante e três como visitante) e duas derrotas (uma diante da torcida e outra fora), além de 23 gols a favor e nove tomados. Aproveitamento de 61,9%.Além dos cinco títulos pela Copa do Brasil, o Cruzeiro ostenta quatro pelo Campeonato Brasileiro da Série A, sendo três nos pontos corridos. As nove conquistas igualam a quantidade de Corinthians e Santos. O trio só fica atrás do recordista Palmeiras. Entre os campeões com festas nos dois principais torneios do país, apenas Grêmio e Cruzeiro venceram mais pela Copa do Brasil do que pelo Brasileirão. A conta do Tricolor gaúcho é de cinco Copas BR e duas Séries A.
Há outro dado interessante pela Copa do Brasil. O Cruzeiro, por exemplo, entrou para o time com mais de uma conquista no século XXI. A Raposa deu a volta olímpica em 2003 e 2017. Grêmio (2001 e 2016), Flamengo (2006 e 2013), Corinthians (2002 e 2009) e Palmeiras (2012 e 2015) também estão nesta lista.
Após o título com direito a vaga na Libertadores 2018, o Cruzeiro não terá muito tempo para comemorar. No domingo, a Raposa já terá que enfrentar o Corinthians, líder do Brasileirão, às 16 horas, no mesmo Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, pela 26ª rodada. O triunfo sobre o lanterna Atlético Goianiense, por 2 a 1, deixou os mineiros na 5ª posição com 40 pontos.
Em relação aos clubes, o Grêmio voltou a ganhar a companhia do Cruzeiro. A dupla contabiliza cinco conquistas cada. Flamengo, Corinthians e Palmeiras estacionaram nos três títulos cada. Já Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um título cada.