Portal Eventos
Copa do Brasil
Em 29 de setembro de 2017 às 10:16

Rafael Sóbis é o 8º artilheiro que também fatura o título da Copa do Brasil

Essa é a segunda vez que o Cruzeiro dá a volta olímpica e ainda faz o artilheiro

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Minas Gerais - A Copa do Brasil encerrou, na última quarta-feira, sua 29ª edição. Apesar de ter bastante experiência, o torneio nacional foi palco apenas pela 8ª vez de um artilheiro que também deu a volta olímpica. Suspenso, o atacante Rafael Sóbis, de 32 anos, esteve fora da final contra o Flamengo no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, mas ainda assim garantiu a artilharia com cinco gols. Léo Gamalho, pelo Goiás, e Lucas Barríos, do Grêmio, também ganharam a premiação individual.

"Nada paga o preço de ser campeão e ver todo o nosso esforço recompensado. Tudo o que a gente fez no começo do ano e passamos no dia a dia. Que bom que estamos aí em uma fase do ano que podemos comemorar um título super importante. Parabéns para nós, parabéns para todo mundo", disse Sóbis que chegou ao Cruzeiro em julho de 2016 e, em 72 jogos, anotou 19 gols.

 Rafael Sóbis não entrou em campo na final, mas saiu com a medalha de campeão e o troféu de artilheiro da Copa do Brasil!Alisson Guimarães / CruzeiroRafael Sóbis não entrou em campo na final, mas saiu com a medalha de campeão e o troféu de artilheiro da Copa do Brasil!
O Cruzeiro, aliás, já esteve nessa situação. O atacante Oséas, em 2000, colocou dez vezes a bola no fundo do barbante e colaborou para o terceiro título da Raposa na segunda competição mais importante do país. Hermane, em 2013, contudo, tinha sido o último artilheiro campeão da Copa do Brasil. Naquela oportunidade, o atacante ajudou o Flamengo na conquista do título ao anotar oito tentos.

Em 2011, Alecsandro obteve o mesmo feito. O jogador deixou sua marca em cinco oportunidades durante a festa do Vasco. A Copa do Brasil de seis anos atrás teve outros artilheiros: Adriano e Kléber (Palmeiras) e Rafael Coelho e Willian (Avaí). Jogador mais caro da história do futebol, Neymar também está nesta seleta lista. Os 11 gols do garoto contribuíram para o título do Santos em 2010.

Já Deivid, do Corinthians, balançou as redes em 13 oportunidades em 2002 e, como não poderia ser diferente, ficou com a artilharia, além do troféu do torneio nacional. Outro artilheiro com título na mão foi Paulo Nunes, dono de nove gols na conquista gremista em 1997. O primeiro jogador a fazer mais gols e ainda dar a volta olímpica na Copa do Brasil, contudo, foi Gérson. Em 1992, ele anotou nove gols na campanha vitoriosa do Internacional.

Cruzeiro campeão!
A caminhada da atual temporada foi longa. Presente desde o início na Copa BR, o Cruzeiro obteve sete vitórias (quatro em casa e três fora), cinco empates (dois como mandante e três como visitante) e duas derrotas (uma diante da torcida e outra fora), além de 23 gols a favor e nove tomados. Aproveitamento de 61,9%.

Após o título com direito a vaga na Libertadores 2018, o Cruzeiro não terá muito tempo para comemorar. No domingo, a Raposa já terá que enfrentar o Corinthians, líder do Brasileirão, às 16 horas, no mesmo Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, pela 26ª rodada. O triunfo sobre o lanterna Atlético Goianiense, por 2 a 1, deixou os mineiros na 5ª posição com 40 pontos.

Confira os artilheiros que também foram campeões da Copa do Brasil:

TEMPORADASCLUBESARTILHEIROSGOLS
1992GérsonInternacional9
1997Paulo NunesGrêmio9
2000OséasCruzeiro10
2002DeividCorinthians13
2010NeymarSantos11
2011AlecsandroVasco5
2013HernaneFlamengo8
2017Rafael SóbisCruzeiro5