Bahia - O Vitória, quando levou a virada do Botafogo no último domingo, estava retornando para a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro da Série A. O triunfo, em outra virada e com gol aos 49 minutos do 2º tempo, contudo, fez os baianos pegarem o elevador. O Leão pulou para o 11º lugar. Tal feito só poderia ter acontecido fora de casa. Tanto é verdade que o Rubro-negro ostenta a segunda melhor campanha como visitante do Brasileirão, atrás apenas do líder Corinthians.
Em 13 partidas longe da torcida, o Vitória obteve 23 pontos. Para se ter uma ideia, a pontuação como visitante equivale a incríveis 72% dos 32 pontos obtidos pelos nordestinos. Fora de casa, o Leão abocanhou sete vitórias, sendo uma diante do próprio Corinthians, empatou duas vezes e sofreu quatro derrotas, além de ter feito 19 gols e sofrido 17.O aproveitamento de 59% supera o desempenho geral do Vitória no Brasileirão (41%) e dá de goleada na campanha em casa (23,1%). Ao contrário da maioria dos clubes, o representante baiano costuma se complicar ao lado dos torcedores. Não por acaso, o Vitória ostenta a pior campanha em casa entre os 20 clubes da Série A. São apenas nove pontos de 39 possíveis.
Mas é bom o Vitória melhorar sua performance como mandante. Afinal, a próxima batalha será confronto direto ante o Sport em 12 de outubro, às 17 horas, no Estádio do Barradão, em Salvador, pela 27ª rodada do Brasileirão. A torcida também precisa fazer sua parte, uma vez que o clube baiano ocupa a modesta 17ª posição do ranking de público com média de 8.955 pagantes.