Minas Gerais - "Nós estamos trabalhando já pensando em fazer parte desse grupo de elite. Primeiro entrar entre os quatro. É bom pensar por etapas. Depois, o terceiro, segundo. É o que estamos pensando". Foi dessa forma que o técnico Mano Menezes afirmou que o Cruzeiro, mesmo tendo ganho o título da Copa do Brasil, não largará o Campeonato Brasileiro da Série A. A Raposa, contudo, terá que lutar contra o histórico de campeões da Copa BR nos pontos corridos. Segundo levantamento do Sr. Goool, apenas dois vencedores terminaram o Brasileirão na zona da Libertadores.
Sim! Todo campeão da Copa do Brasil tem vaga garantida no torneio sul-americano, mas o Sr. Goool levou em conta a zona da Libertadores para mostrar que o vencedor também fez uma boa campanha na elite nacional. O melhor desempenho é do Vasco. Em 2011, o Gigante da Colina não só faturou a inédita Copa do Brasil como ainda foi vice-campeão do Brasileirão. Em 2007, foi a vez do Fluminense terminar no G4. O Tricolor manteve o embalo do título no torneio de mata-mata e garantiu a 4ª colocação. O próprio Cruzeiro, aliás, se beneficiou e foi para a Libertadores por estar no 5º lugar.O último vencedor da Copa do Brasil a se destacar, de certa forma, no Brasileirão foi o Atlético Mineiro. O Galo não esteve na zona do torneio mais importante da América do Sul, mas conseguiu a 5ª posição em 2014. Já os outros campeões diminuíram o ritmo. Corinthians (10º) em 2009, Santos (8º) em 2010, Palmeiras (9º) em 2015 e Grêmio (9º) em 2016 ainda ficaram dentro do Top 10. Flamengo (11º) em 2006 e Sport (11º) em 2008 bateram na trave.
O Cruzeiro voltará a campo já neste sábado, às 16 horas, em partida antecipada pela 28ª rodada do Brasileirão. A Raposa receberá a ameaçada Ponte Preta no Mineirão. Logo depois, os mineiros farão um confronto direto. Em 11 de outubro, às 21h45, o Cruzeiro medirá forças ante o Grêmio, em Porto Alegre, pela 27ª rodada da Série A.