São Paulo - O São Paulo, apesar da vitória sobre o Sport, por 1 a 0, no último domingo, segue em situação delicada na Série A do Campeonato Brasileiro. Mas pelo menos, o Tricolor não está só. Pelo contrário. A partida válida pela 26ª rodada contou com a presença de 43.071 pagantes. Essa, por sinal, foi a sexta vez seguida que o São Paulo colocou mais de 40 mil torcedores no Estádio do Morumbi, igualando o feito de 1980. Como se não bastasse, o clube paulista ainda ultrapassou o rival Corinthians e, agora, detém a melhor média de pagantes da temporada, segundo levantamento do Sr. Goool. (Clique na imagem abaixo e escolha a aba "ranking de clubes" para ter os dados completos!)
“A torcida está conosco, e por isso tentamos retribuir este apoio com resultados positivos. Mesmo em um momento difícil, adverso na tabela, os torcedores compareceram em peso ao Morumbi para incentivar a equipe. Sem dúvida, muito desta nossa recuperação passa pelo torcedor são-paulino”, disse o zagueiro Arboleda.Em 24 jogos como mandante, o São Paulo ostenta média de 33.353 apaixonados. O público total superou a barreira dos 800 mil espectadores (800.470). O Corinthians até tem mais público (891.214) por ter realizado 27 duelos ao lado da torcida, mas a média para em 33.008 loucos do bando. Entre os brasileiros, o Palmeiras é outro que supera os 30 mil fãs (31.738). A média tricolor é tão boa que supera até mesmo a marca de um campeão europeu.
Na Europa...
Considerando o público de todos os clubes dos seis principais campeonatos europeus (Bundesliga, La Liga, Lega Serie A, Ligue 1, Premier League e Primeira Liga) na temporada 2017/2018, o São Paulo ocuparia a honrosa 50ª colocação. O Tricolor bate até o Monaco, atual campeão francês. É verdade que a cidade é pequena e o estádio acanhado, mas ainda assim vale o registro. O Monaco ostenta média de 11.398 pagantes.
“A torcida nos apoiou do início ao fim, jogou junto e todos estão de parabéns. É gratificante ter o trabalho reconhecido pelas arquibancadas. Esta vitória sobre o Sport foi para recompensar todo o apoio da torcida”, comentou o goleiro Sidão.
Mas no Brasileirão...
O time do técnico Dorival Júnior ocupa a perigosa 14ª colocação com 31 pontos, apenas um a mais do que a zona de rebaixamento. São oito vitórias (seis em casa e duas fora), sete empates (cinco como mandante e dois como visitante) e 11 derrotas (duas diante da torcida e nove fora), além de 34 gols a favor e 37 tomados. Aproveitamento de 39,7%.
Sem perder há quatro jogos - duas vitórias e dois empates -, o São Paulo voltará a campo apenas em 11 de outubro, às 21h45, quando enfrentará o Atlético Mineiro no Estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 27ª rodada da Série A.