São Paulo - Os próximos dias serão especiais para os apaixonados por futebol. Afinal, os fãs de todo o planeta bola acompanharão grandes jogos e poderão conhecer nada menos do que 16 seleções classificadas para a Copa do Mundo 2018. Rússia - país-sede -, Brasil, Irã, Japão, México, Bélgica, Coreia do Sul e Arábia Saudita, até aqui, já carimbaram o passaporte. Das seis Eliminatórias apenas a Oceania não terá jogos entre quinta-feira, 5 de outubro, e terça-feira, 10 do mesmo mês.
A Nova Zelândia ganhou o Playoff de Ilhas Salomão e, agora, terá que esperar pelo 5º colocado da América do Sul para disputar a repescagem. Na Eliminatória Sul-americana, aliás, serão três vagas confirmadas no Mundial. Só o Brasil já tem vaga. Na CONCACAF, duas seleções se juntarão ao México. O 4º colocado, por sua vez, pegará Síria ou Austrália que disputarão o Playoff da Eliminatória Asiática.
Já a Eliminatória da África poderá conhecer três dos seus cinco países classificados. Mas nenhuma outra Eliminatória terá mais seleções classificadas do que a Europa. Serão oito vagas confirmadas. A Bélgica, por enquanto, é a única que carimbou o passaporte em campo. Sem falar que outras oito seleções se enfrentarão na repescagem em busca das últimas quatro vagas na Eliminatória Europeia.
DFB / DivulgaçãoAlemanha, atual campeã mundial, poderá se classificar já nesta quinta-feira para a Copa do Mundo da Rússia! Sul-americanos!Uruguai, Colômbia e Peru, neste momento, estão na zona da Copa do Mundo. A Argentina, para surpresa de muitos, aparece apenas na zona da repescagem na Eliminatória Sul-americana. Chile, Paraguai e Equador ainda sonham com a vaga. Enquanto isso, Bolívia e Venezuela estão eliminados. As últimas duas rodadas serão disputadas na quinta-feira e na próxima terça.
CONCACAF!A Costa Rica está muito perto da vaga para a Copa 2018, precisando apenas de um empate na Eliminatória da CONCACAF. O Panamá completa a zona do Mundial. A Seleção Norte-americana, por sua vez, aparece na zona da repescagem e ainda tem Honduras na cola. Já a lanterna Trinidad e Tobago tem chances remotas de buscar a vaga apenas para a repescagem. As duas últimas rodadas serão na sexta e na terça-feira.
Africanos!Tunísia, Nigéria, Costa do Marfim, Burkina Faso e Egito lideram seus grupos na Eliminatória da África e, consequentemente, aparecem na zona da Copa do Mundo. A Eliminatória Africana não acabará nesta semana. A última rodada ainda será disputada, mas não tem data marcada pela FIFA. Sem falar que África do Sul e Senegal voltarão a se enfrentar pela 2ª rodada do Grupo D. Os sul-africanos venceram, por 2 a 1, mas a FIFA anulou partida por causa de manipulação de resultado.
Europeus!França, Suíça, Alemanha, Sérvia, Polônia, Inglaterra, Espanha e Croácia lideram seus grupos na Eliminatória Europeia. Apenas os líderes têm vagas diretas para o Mundial da Rússia. Os oito melhores vices terão que disputar a repescagem. Dos campeões mundiais, só a Itália está fora da liderança. Os italianos estão no grupo dos espanhóis. Enquanto isso, os destaques seguem sendo Suíça e Alemanha - ambas com aproveitamento de 100%. Os campeões mundiais deverão carimbar o passaporte já na quinta-feira e a vaga dos suíços deverá ser confirmada no sábado.
Em 2018...Das vagas abertas para a Copa do Mundo 2018, 13 serão da Europa, cinco da África, quatro da América do Sul, quatro da Ásia e três da CONCACAF. As duas vagas restantes serão definidas em repescagens internacionais. O 5º colocado da América do Sul, por exemplo, brigará pela vaga com o classificado da Oceania. A Oceania, aliás, é o único continente que não tem vaga assegurada para os Mundiais. Já a outra vaga será decidida entre seleções da CONCACAF e da Ásia.
Para aqueles que têm site ou blog, saiba que vocês podem ter todas as ferramentas do Sr. Goool. Acesse a página do seu campeonato favorito e clique no ícone verde "compartilhar". Solicite o plugin do Sr. Goool e tenha todas as ferramentas em seu site ou blog. Saiba mais aqui!