Paraná - O Paraná, diante de quase 40 mil torcedores, venceu o líder Internacional, por 1 a 0, na Arena da Baixada, em Curitiba, na última terça-feira, pela 28ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. De quebra, o Tricolor superou o próprio Colorado e passou a ter a melhor campanha do returno. E isso é bom para os objetivos dos paranistas! Segundo levantamento do Sr. Goool, todos os campeões simbólicos do 2º turno nos pontos corridos conquistaram o acesso à Série A do Brasileirão. (Clique na imagem abaixo e, no select da classificação, escolha "2º turno" para ter os dados completos!)
Em nove rodadas pelo returno da Série B, o Paraná obteve 22 pontos, um a mais do que o Inter. A Gralha ostenta sete vitórias, um empate e apenas uma derrota, além de 14 gols a favor e dois tomados. Aproveitamento de 81,5%. No 2º turno, o Tricolor é o time com o maior número de triunfos, o menor número de derrotas e o dono da melhor defesa, além de ter o terceiro melhor ataque.No ano passado, o Atlético Goianiense não só faturou o returno, como ainda ficou com o título da Série B. A história do Santa Cruz, em 2015, é um pouco diferente. O Santinha fez um 1º turno modesto, mas no returno garantiu o título simbólico e confirmou o acesso à elite nacional. Cenário parecido visto no acesso da Ponte Preta, responsável pela melhor campanha do 2º turno em 2014. O Goiás, em 2012, também teve o mesmo roteiro.
Há quatro anos, o Palmeiras não deu mole e fez questão de faturar os dois turnos, além do acesso e do título da divisão. Quem vê a Portuguesa na atual situação, não imagina que, em 2011, o clube ganhou tudo na Série B. Não por acaso, foi apelidada de BarceLusa. Vitórias no turno e returno, acesso e título da Série B também foram alcançados por Vasco, em 2009, e Corinthians, em 2008. Em 2010, o Coritiba foi outro clube a faturar o 2º turno e também confirmar o acesso. Nos dois primeiros anos de pontos corridos, as conquistas do returno ficaram com os mineiros Atlético (2006) e Ipatinga (2007) que subiram para a Série A.
No geral, o Paraná ocupa a vice-liderança com 49 pontos. O Tricolor poderá perder uma posição caso o América Mineiro vença seu jogo pela 28ª rodada. O clube paranaense ostenta 14 vitórias (11 como mandante e três como visitante), sete empates (dois em casa e cinco fora) e sete derrotas (uma ao lado da torcida e seis fora), além de 40 gols a favor e 20 tomados (melhor defesa). Aproveitamento de 58,3%.
O próximo desafio do Paraná será apenas na cabalística sexta-feira, 13 de outubro, às 20h30, ante o Criciúma no Estádio Durival Britto e Silva, em Curitiba, pela 29ª rodada da Série B.