São Paulo - Santos e Palmeiras abrirão as quartas-de-final do Campeonato Paulista, neste sábado, às 16h15, na Vila Belmiro. Em um momento melhor do que o rival, o Peixe ainda ostenta dois trunfos para o clássico decisivo. Nas quartas e nas semifinais, os duelos serão disputados em apenas uma partida.
Para começar, o Santos não perde para o Palmeiras há um ano. O último tropeço foi na Primeira Fase do Estadual em 5 de fevereiro de 2012, quando o Verdão bateu o Peixe, fora de casa, por 2 a 1. De lá para cá foram duas vitórias no Brasileirão do ano passado (3 a 1 e 2 a 1), além do empate sem gols na atual edição do Paulista.
Com se não bastasse o tabu contra o rival alviverde e a vantagem de decidir em casa, o Santos ainda traz outro retrospecto positivo. Em busca do tetra, o time da Vila Belmiro sempre teve a vantagem no primeiro mata-mata das últimas três conquistas do Estadual.Em 2010, o Santos eliminou o São Paulo nas semifinais. Nos últimos dois anos, já com a atual fórmula de disputa em vigor, o Alvinegro passou pela Ponte Preta, em 2011, e eliminou o Mogi Mirim na temporada passada. Todas as vezes, o Peixe decidiu em casa.
No Paulistão 2013, o Santos tem seis vitórias como mandante, três empates e só uma derrota. O Palmeiras, por sua vez, ostenta só dois triunfos como visitante, cinco empates e duas derrotas - incluindo os 6 a 2 para o Mirassol.
Interior!
No embate do interior, a vantagem de jogar em casa é do Mogi Mirim. Mas ao longo da Primeira Fase, o Sapão da Mogiana perdeu para o Botafogo, por 2 a 0, em Ribeirão Preto. Diante de sua torcida, o Mogi apresenta sete vitórias, um empate e só dois tropeços. O Mogi Mirim terminou a fase na segunda colocação, com aproveitamento de 68,4%.
O Botafogo, por sua vez, se garantiu apenas no sétimo lugar, com aproveitamento de 54,4%. O desempenho fora de casa não é nada animador. Como visitante, a Pantera tem duas vitórias, três empates e cinco derrotas.
Campeões!
O Corinthians é o maior vencedor do Estado de São Paulo com 26 conquistas. O Palmeiras ocupa o segundo lugar com 22 títulos, dois a mais do que Santos e São Paulo. O Paulistano aparece com 11, enquanto o SPAC tem quatro. Portuguesa e AA Palmeiras somam três cada.
Com duas conquistas há Germânia, Internacional, Americano e São Bento. São Caetano, Ituano, Bragantino, Inter de Limeira e São Paulo Floresta ostentam um título cada.
Confira os jogos das quartas-de-final do Paulistão:
Sábado
16h15
Santos x Palmeiras
18h30
Mogi Mirim x Botafogo
Domingo
16h
Ponte Preta x Corinthians
18h30
São Paulo x Penapolense