Paraná - Onda, onda, olha a onda... O Galo não cantou e nem esteve desperto apesar de ter atuado no Estádio do Café. Pior! Não viu a onda e foi devorado pelo Tubarão na noite desta quarta-feira. O Londrina é o mais novo campeão da Copa da Primeira Liga. O LEC, diante da sua torcida, venceu a segunda edição do torneio ao superar o Atlético Mineiro nos pênaltis (4 a 2) após o empate sem gols no tempo normal. O clube do interior fez por merecer a volta olímpica.
Após passar sem sustos e com aproveitamento de 100% em um grupo de sulistas - Paraná, Figueirense e Avaí -, o Londrina eliminou nas quartas de final o Fluminense, primeiro campeão da Copa da Primeira Liga. Não satisfeito, o LEC ainda despachou, nos pênaltis, o Cruzeiro que, dias depois, seria campeão da Copa do Brasil.O inédito título foi festejado de forma invicta. O Londrina, que disputou o torneio pela primeira vez, obteve quatro vitórias (duas em casa e duas fora) e dois empates como mandante, além de oito gols a favor e só três tomados. Aproveitamento de 77,8%. A conquista encerra jejum de 37 anos do LEC sem títulos que vão além do estado. O último havia sido a Série B de 1980.
Agora, o Londrina volta suas atenções novamente para a Série B do Brasileirão. O clube paranaense ocupa o 10º lugar com 37 pontos, seis a mais do que a zona de rebaixamento e 11 a menos do que o G4. Em 27 partidas, o LEC acumula dez vitórias (cinco em casa e cinco fora), sete empates (seis como mandante e um como visitante) e dez derrotas (três ao lado da torcida e sete fora), além de 43 gols a favor (melhor ataque) e 40 tomados (pior defesa). Aproveitamento de 45,7%.
O primeiro desafio após o título na Copa da Primeira Liga será contra o Criciúma no Estádio Heriberto Hulse, no interior catarinense, neste sábado, às 16h30, pela 28ª rodada da Série B.