São Paulo - A Alemanha terá a oportunidade de brigar por mais um título na Copa do Mundo. Atual campeã mundial, a Seleção Alemã garantiu a classificação, nesta quinta-feira, na Eliminatória da Europa ao vencer a vice-líder Irlanda do Norte, por 3 a 1, em Belfast, pela 9ª e penúltima rodada do Grupo C. Sebastian Rudy, Sandro Wagner e Joshua Kimmich anotaram os tentos. Os alemães se juntam a Rússia - país-sede -, Brasil, Irã, Japão, México, Bélgica, Coreia do Sul, Arábia Saudita e Inglaterra.
Em nenhum momento da Eliminatória Europeia a Alemanha passou sufoco ou teve dúvidas da classificação. Também pudera! Os alemães não deram chances aos rivais e venceram todos os nove jogos, sendo quatro em casa e cinco fora. Sem falar que a Seleção Alemã ainda anotou 38 gols (melhor ataque) e sofreu apenas três. Não por acaso, os campeões mundiais ostentam a melhor campanha da Eliminatória.
Com a vaga confirmada, a Seleção Alemã poderá se concentrar em repetir um feito dos próprios brasileiros. Desde o bicampeonato do Brasil em 1958 e 1962, nenhum outro país venceu duas Copas seguidas. Além da Seleção Canarinho, apenas a Itália acumula duas voltas olímpicas consecutivas. Os italianos faturaram as edições de 1934 e 1938. A Itália, aliás, viu a Alemanha igualar o seu número de títulos. Agora, os rivais europeus acumulam quatro conquistas cada, uma a menos do que o Brasil. Além de 2014, os alemães foram campeões em 1954, 1974 e 1990.
Se a Alemanha pegou a vaga no Grupo C, a Irlanda do Norte terá que disputar a repescagem. Antes do término da Eliminatória da Europa, porém, os alemães ainda enfrentarão o Azerbaijão no domingo, às 15h45 (horário de Brasília), no Estádio Fritz-Walter, em Kaiserlautern, pela 10ª e última rodada.