São Paulo - Chega de repescagem! O Uruguai está classificado à Copa do Mundo 2018. Melhor! A Seleção Uruguaia volta ao Mundial sem precisar passar pela repescagem. A vaga para o torneio na Rússia foi obtida, nesta terça-feira, com a vitória de virada sobre a vice-lanterna Bolívia, por 4 a 2 - gols de Caceres e Cavani ainda no 1º tempo e Suárez aos 15 e aos 31 minutos da segunda etapa -, no Estádio Centenário, em Montevidéu, pela 18ª e última rodada da Eliminatória Sul-americana. O Uruguai não carimbava o passaporte de forma direta há quase três décadas.
A última classificação dos uruguaios sem pit-stop na repescagem foi para a Copa do Mundo de 1990, quando a seleção garantiu a liderança do seu grupo. Na Eliminatória para a Copa de 1994, o Uruguai foi eliminado ainda na Primeira Fase. A sequência de repescagem começou para o Mundial da Coreia do Sul e do Japão em 2002. Naquela oportunidade, a Seleção Uruguaia até perdeu para a Austrália, fora de casa, por 1 a 0, mas meteu 3 a 0 diante da torcida e confirmou a vaga.Em 2006 para o Mundial da Alemanha, contudo, os uruguaios levaram o troco dos australianos. Após vitórias caseiras de ambos os lados, por 1 a 0, a Austrália ficou com a vaga ao triunfar nos pênaltis, por 4 a 2. Nas últimas duas Copas do Mundo, o Uruguai marcou presença, mas sempre através da repescagem. A vítima no Mundial da África do Sul, em 2010, foi a Costa Rica que perdeu em casa, por 1 a 0, e só empatou, por 1 a 1, na América do Sul. Já para a Copa do Brasil, o Uruguai goleou a Jordânia, por 5 a 0, fora, e confirmou a vaga com 0 a 0 diante dos torcedores.
Além do Uruguai, Rússia - país-sede -, Brasil, Irã, Japão, México, Bélgica, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Nigéria, Costa Rica, Polônia, Egito, Islândia, Sérvia, França e Portugal também já confirmaram presença no torneio da FIFA.