Santa Catarina - O Criciúma, campeão do 2º Turno, tentará encerrar um jejum que vem desde 2005, quando venceu - pela última vez - o Campeonato Catarinense. O inusitado nessa seca é que o Tigre, dentre os semifinalistas da Edição 2013, foi o clube que mais esteve na final do Estadual nos últimos oito anos.
Enquanto Avaí, Figueirense e Chapecoense brigaram pelo trofeu em três oportunidades, o Criciúma tentou quatro vezes, mas só levou em 2005. Situação bem diferente do Avaí. O Leão, que será adversário do Criciúma na semifinal, venceu as três vezes em que esteve na decisão (2009/2010/2012).No outro duelo da semifinal, o maior jejum é do Figueirense. O clube de Florianópolis sagrou-se campeão pela última vez em 2008, quando bateu o Criciúma. O Figueira ainda foi vice no ano passado e triunfou em 2006. Já a Chapecoense deu a volta olímpica em 2011 e 2007. Na temporada 2009, o Verdão ficou em segundo lugar.
A Chapecoense venceu o 1º Turno do atual Campeonato Catarinense e, por isso, terá a vantagem contra o Figueirense. O primeiro duelo será, neste sábado, às 18h30, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. No domingo, o Avaí receberá o Criciúma na Ressacada, às 16 horas. O Criciúma tem a vantagem contra o Leão.
Campeões!
De acordo com a Federação Catarinense de Futebol (FCF), o Avaí é o maior vencedor do Estado com 16 conquistas. Logo atrás, com 15 títulos, está o Figueirense. O Joinville - eliminado - soma 12 conquistas, contra nove do Criciúma e quatro da Chapecoense.