São Paulo - A Costa Rica pegou gosto pela Copa do Mundo no século XXI. A vaga para o Mundial 2018 foi obtida neste sábado, apenas nos acréscimos, durante o empate, por 1 a 1, contra Honduras no Estádio Nacional, em San Jose, pela 9ª e penúltima rodada do Hexagonal Final da Eliminatória da CONCACAF. Essa é a quarta classificação dos costarriquenhos de 2001 para cá. No século passado, a Seleção da Costa Rica conseguiu ir apenas uma vez para o torneio mais importante da FIFA.
Na Copa do Mundo de 2014, aliás, a Costa Rica obteve sua melhor campanha ao chegar até as quartas de final. A seleção da CONCACAF ainda marcou presença nos Mundiais de 2002, na Coreia do Sul e no Japão, e de 2006, na Alemanha. Mas nas duas oportunidades, a Costa Rica foi eliminada ainda na fase de grupos. De 1930 a 1998, a Seleção Costarriquenha só esteve na Copa de 1990, quando caiu nas oitavas de final.Juntando todas as quatro participações, o país acumula apenas cinco vitórias, quatro empates e seis derrotas, além de 17 gols a favor e 23 tomados. A vaga para a Copa da Rússia não teve percalços. Foram nove vitórias (cinco em casa e quatro fora), quatro empates (dois como mandante e dois como visitante) e só uma derrota longe da torcida, além de 23 tentos pró e oito contra.
A Costa Rica entrou para o time de seleções classificadas para a próxima Copa do Mundo que já tinha Rússia - país-sede -, Brasil, Irã, Japão, México, Bélgica, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Alemanha, Inglaterra, Espanha e Nigéria.