São Paulo - A Polônia, finalmente, pôde encerrar seu incômodo jejum e garantiu presença na Copa do Mundo 2018. Os poloneses, neste domingo, fizeram um duelo animado de seis gols contra Montenegro. Os donos da casa abriram 2 a 0, levaram o empate, mas conseguiram o triunfo no final, por 4 a 2, pela 10ª e última rodada da Eliminatória da Europa. A vitória em Varsóvia confirmou a 14ª seleção ao Mundial da Rússia. A Seleção da Polônia findou jejum de oito anos.
Os poloneses estavam fora dos Mundiais desde 2006. Curiosamente, aquela edição foi realizada na Europa, na Alemanha, e a de 2018 também será no mesmo continente, na Rússia. A Polônia esteve fora das Copas da África do Sul, em 2010, e do Brasil, em 2014. Agora, a Seleção Polonesa tentará encerrar outro tabu. Em suas últimas duas participações em Mundiais, a Polônia caiu ainda na Primeira Fase. Foi assim em 2002 e 2006.O melhor desempenho dos europeus ocorreu em 1974 e 1982, quando garantiram o 3º lugar. A próxima Copa será a oitava dos poloneses que iniciaram a sua jornada em 1938. De lá para cá foram 15 vitórias, cinco empates e 11 derrotas, além de 44 gols a favor e 40 tomados. Na atual Eliminatória Europeia, a Polônia mostrou desde o início que brigaria pela vaga no Mundial.
A Polônia entrou para o time de seleções classificadas para a próxima Copa do Mundo que já tinha Rússia - país-sede -, Brasil, Irã, Japão, México, Bélgica, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Nigéria e Costa Rica.