Portal Eventos
Eliminatórias África
Em 08 de outubro de 2017 às 15:59

Egito reencontra caminho para a Copa do Mundo e finda jejum de quase três décadas

Essa será apenas a terceira participação da Seleção do Egito na Copa do Mundo

da Redação -

São Paulo - Seja muito bem-vindo, Egito. A Seleção Egípcia, após se perder, reencontrou o caminho da Copa do Mundo. O desvio de rota custou intermináveis três décadas e seis edições. Desde o Mundial de 1990, o Egito não dava o ar da graça no torneio mais importante da FIFA. Desta vez, porém, a vaga foi conquistada até de forma antecipada. Os egípcios, com gol de pênalti nos acréscimos, venceram o lanterna Congo, por 2 a 1, em Alexandria, neste domingo, e ainda contaram o apoio de Uganda e Gana que só empataram no sábado pela 5ª e penúltima rodada da Eliminatória da África. Com os dois resultados, o passaporte foi carimbado.

Essa será apenas a terceira participação da Seleção do Egito em Copas do Mundo. Nas outras duas oportunidades, os africanos foram eliminados na Primeira Fase em 1934 e 1990. Interessante notar que as duas participações do Egito foram em Mundiais na Itália e, consequentemente, na Europa, mesmo continente da Copa de 2018.

Agora, o Egito tentará sua primeira vitória em Mundiais. São dois empates e duas derrotas, além de modestos três gols a favor e seis tomados. Com a vaga confirmada, o Egito iguala o número de participações de África do Sul, Costa do Marfim e Gana. As duas primeiras seleções, contudo, ainda têm chances de ir para a Rússia.

 Egito encerra jejum e fará sua terceira participação em Copas do Mundo!CAFEgito encerra jejum e fará sua terceira participação em Copas do Mundo!
Na África, a Seleção Camaronesa - já eliminada - tem o maior número de presenças em Copas do Mundo. São sete ao todo. A Nigéria, que também estará no Mundial 2018, soma seis, contra quatro de Argélia, Marrocos e Tunísia. Do trio, apenas os argelinos não podem mais sonhar com a Copa 2018.

A vaga para a Copa do Mundo na Rússia foi obtida com quatro vitórias (três em casa e uma fora) e duas derrotas como visitante, além de 11 gols a favor e quatro contra. Aproveitamento de 66,7%. A Seleção Egípcia ainda fará uma última partida pela Eliminatória da África. O duelo, ainda sem data marcada pela FIFA, será ante Gana fora de casa.

O Egito entrou para o time de seleções classificadas para a próxima Copa do Mundo que já tinha Rússia - país-sede -, Brasil, Irã, Japão, México, Bélgica, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Nigéria, Costa Rica e Polônia.