São Paulo - A Sérvia, após ter ficado de fora da Copa do Mundo 2014, voltará a disputar o Mundial em 2018 na Rússia. Essa será a segunda vez no torneio da FIFA como país independente. Ao todo, a Sérvia ostenta 11 participações em Copas, mas há vagas como Iugoslávia e também como Sérvia e Montenegro. O passaporte foi carimbado nesta segunda-feira com a vitória sobre a vice-lanterna Geórgia, por 1 a 0 - gol de Aleksandar Prijovic aos 29 minutos do 2º tempo, no Estádio FK Crvena Zvezda, em Belgrado, pela 10ª e última rodada da Eliminatória da Europa.
Na única participação em Mundiais como Sérvia, em 2010, a seleção até surpreendeu e venceu a Alemanha, por 1 a 0, mas acabou eliminada na fase de grupos por causa das derrotas ante Gana (1 a 0) e Austrália (2 a 1). Levando em conta todas as fases da seleção em Copas, a Sérvia ostenta 17 vitórias, oito empates e 18 derrotas, além de 64 gols a favor e 59 tomados.A maior sequência em Copas do Mundo foi na época da Iugoslávia, quando a seleção garantiu vagas seguidamente entre 1950 e 1962. Nesse período, aliás, o país obteve a melhor colocação em sua história, o 4º lugar nos Mundiais do Uruguai e do Chile. A vaga para a Copa na Rússia não teve sobressaltos.
A Sérvia entrou para o time de seleções classificadas para a próxima Copa do Mundo que já tinha Rússia - país-sede -, Brasil, Irã, Japão, México, Bélgica, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Nigéria, Costa Rica, Polônia, Egito e Islândia.